PMA capacita técnicos para a implantação do Projovem Adolescente em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
30/05/2008 16h00

Com o objetivo de sensibilizar e capacitar profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realizou essa semana uma série de atividades. Durante todo o dia, profissionais, técnicos e instrutores dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Unidades Sócioeducativa (USES) das diversas áreas puderam tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos sobre o Programa Projovem Adolescente, que será executado no município de Aracaju.

A iniciativa foi realizada no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, que enfatizou pontos importantes do programa.

"Antes de tudo, nós profissionais precisamos entender o jovem como sujeito de direitos e deveres e, a partir de então, executarmos o projeto. No entanto, sabemos que a adolescência é uma fase conflituosa, porém muito criativa e nós precisamos utilizar desse tempo da melhor forma possível", destacou a secretária.

A gerente das ações sócio-educativas da Semasc, Fátima Lopes, destacou a importância do programa. "É preciso criar um mecanismo que assegure a qualidade de vida do jovem brasileiro. Para tanto é importante que se desenvolva um projeto que atinja adolescentes em situação de vulnerabilidade social e retirá-los dessa condição", explicou.

Para a professora de português, Maria de Fátima Menezes, o Projovem é uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento para o jovem. "Esse projeto vai ser muito importante para o jovem, principalmente porque tem a proposta de esclarecer acerca dos direitos e deveres de cada um. As oficinas de dança, teatro, capoeira e outras irão contribuir para a formação do caráter e personalidade de cada jovem", opinou.

A psicóloga Vanessa Fonseca ressaltou a importância da socialização dos jovens. "Esse projeto vai ser muito importante para mobilizar os jovens a respeito da realidade que eles vivem e mobilizá-los também a saírem da condição de rua", destacou.

Projovem Adolescente

O ProJovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2007. Destina-se a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. Seus principais objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais. Além disso, é um serviço sócio-educativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito do jovem brasileiro.

Veja mais...

Prefeito participa de aula inaugural para milhares de adolescentes do Projovem