Prefeitura busca reduzir gastos do município ao realizar pregão presencial

Administração
30/05/2008 15h49

Para garantir mais economia ao município, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realizou na manhã de hoje, sexta-feira, um pregão presencial para locação de veículos. A iniciativa viabiliza a criação de uma reserva de automóveis, que ficará à disposição das secretarias, conforme elas necessitem. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

"Dessa forma não se faz mais necessária a realização de pregões com freqüência, sempre que surgir a procura", explica o pregoeiro oficial da PMA, José Martins Gonçalves. De acordo com ele, atualmente, antes de encaminhar algum automóvel para determinada secretaria, é preciso todo um procedimento duradouro. "Temos que publicar cada concorrência nos jornais e repassar à Câmara de Vereadores. Com este pregão economizamos porque faremos tudo de uma só vez", ressalta.

Ao todo foram 10 lotes, com aspectos distintos uns dos outros. Alguns prevêem, por exemplo, que o motorista seja encaminhado pela Prefeitura, enquanto outros ficam sob responsabilidade do próprio contratado. "A diferença maior entre os lotes leva em consideração o tipo do veículo", destaca José Martins. Como a demanda de hoje foi maior que as de rotina, a competitividade aumentou. Resultado disso foi que cerca de 20 empresas participaram da concorrência.

"Os benefícios são variados. Além de evitar que estejamos todos os dias fazendo procedimento semelhante, gera economia, aumenta a competitividade entre os participantes e possibilita um preço mais acessível para o município", pontua o pregoeiro oficial da Prefeitura, lembrando que os contratos têm duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até 60 meses. "Dentro de 10 a 15 dias os veículos já estarão disponíveis", diz.