A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai capacitar funcionários de serviço gerais e de limpeza de condomínios de Aracaju para o combate às larvas e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O evento será realizado amanhã e quarta-feira. Esse treinamento será coordenado por técnicos do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) e do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest). O evento conta ainda com a parceria da Promotoria de Justiça dos Direitos à Educação, do Ministério Público de Sergipe.
De acordo com a coordenadora do PMCD, Taíse Cavalcante, serão distribuídas durante a capacitação cartilhas educativas sobre a prevenção à dengue. A capacitação será dividida em duas etapas, com temas que vão desde o ciclo biológico do mosquito até as ações de eliminação preventiva de larvas. "Estaremos sensibilizando os trabalhadores a adotarem na rotina de trabalho o combate às larvas e ao mosquito, diz Taíse Cavalcante.
A assessora técnica do Cerest, Jane Curbani, justifica a necessidade de organizar uma cartilha específica para os condomínios e trabalhadores. "Os espaços de condomínios se diferenciam das residências. Nos condomínios, as áreas são coletivas e muito mais delimitadas o que inclusive facilita o controle do vetor pelos trabalhadores e pelos condôminos na eliminação de foco e larvas", afirma.