USF Ávila Nabuco encerra Semana de Combate ao Fumo em feira livre

Saúde
02/06/2008 14h52
Início > Notícias > USF Ávila Nabuco encerra Semana de Combate ao Fumo em feira livre

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju, encerrou em grande estilo a segunda edição da Semana de Combate ao Fumo. Na última sexta-feira, dia 30, foi montada uma barraca educativa sobre os males do cigarro, na tradicional feira do Conjunto Médici.

Quem passava pelo local não resistia à curiosidade e parava para ver do que se tratava. Os funcionários da unidade dispuseram nos stands cartazes educativos sobre diversas áreas temáticas ligadas ao fumo. No quesito saúde bucal, por exemplo, a odontóloga da USF fez questão de frisar o prejuízo que é para os dentes entrar em contato com as substâncias oriundas do cigarro.

Aferição de pressão também foi um serviço oferecido pela barraca. "Sabe-se que o cigarro agrava substancialmente a pressão arterial. Os fumantes hipertensos têm maiores chances de morrer por infarto", informa a gerente da USF Ávila Nabuco, Nancy Batista.

A gerente ainda informa que a presença da unidade na feira livre atende a dois objetivos principais: "o primeiro é com relação à abrangência. Aqui passam várias pessoas e de vários bairros, então a mensagem de prevenção é disseminada facilmente. A outra é que temos a chance de conquistar novos usuários para o SUS", diz.

Apesar de cuidar da saúde e não fumar, a dona de casa Maria Antônia Santos aproveitou a oportunidade para ter a pressão aferida. "Se eu já sabia que a USF Ávila Nabuco é bem próxima das famílias daqui do conjunto, agora eu tenho ainda mais certeza. Os preços das frutas e verduras estão um pouco salgados, mas na barraca da saúde podemos adquirir mais qualidade de vida e, ainda por cima, sem pagar nada", comenta.

Realizada pela segunda vez na unidade, a Semana de Combate ao Fumo deste ano repetiu o sucesso de 2007. Em dias três dias de palestras, depoimentos e intervenções em locais públicos, profissionais de saúde, gestores, terceirizados e estagiários estiveram juntos para levar à população do Conjunto Médici subsídios de luta contra o tabaco, principal causador do câncer de pulmão e tipo principal entre as mortes evitáveis, segundo a Organização Mundial de Saúde (SMS).

USF Ávila Nabuco

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco pertence à terceira região da Rede de Atenção Básica (Reab) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e está localizada no Conjunto Médici. Além de três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), a unidade conta também com profissional de Pediatria. Mais de 12 mil pessoas estão cadastradas no serviço.