O Caminhão Biblioteca do "Projeto Leia Brasil", iniciativa da Petrobras, visitou no último final de semana mais uma escola da rede pública municipal de ensino. Desta vez, a unidade escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, localizada no loteamento São Carlos, Bairro Olaria. Realizado no pátio da escola, o evento contou com a participação de aproximadamente 300 alunos da instituição, além de professores e coordenadores.
Presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, esse projeto foi implantado em Sergipe no ano de 2006 e atua em outros 25 municípios, além da capital, a exemplo de Poço Verde, Carmópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Capela, Barra dos Coqueiros e Lagarto. Com o objetivo de incentivar a leitura dentro das escolas públicas através do acesso a livros de literatura infanto-juvenil e romances, o projeto consiste em estimular a capacidade do aluno para desenvolver novas histórias, a partir das já existentes, e apresentá-las em público.
As visitas do caminhão, que possui um acervo aproximado de 20 mil títulos, são agendadas previamente e ocorrem durante todo o ano letivo, a cada bimestre. O trabalho é desenvolvido com alunos do 1ª ao 9ª ano do fundamental. Os professores se encarregam de levá-los até a biblioteca móvel, que fica estacionada em frente à instituição. Cada turma é dividida em grupos para que seja feita a escolha das obras que mais interessarem aos alunos.
O estudante pode adotar uma determinada quantidade de livros, número que será definido a partir da série cursada. Ou seja, para os que estão entre a 1ª e 4ª séries, podem ser emprestados até cinco livros; para os que estiveram entre a 5ª e a 8ª a quantidade sobe para dez. Os professores têm direito a pegar emprestado dois títulos e os funcionários apenas um.
Os exemplares escolhidos são trabalhados em sala de aula por dois meses através da leitura coletiva, da reescrita, das dramatizações, paródias, desenhos e da demonstração das figuras presentes nas histórias. "A intenção é que o aluno adquira gosto pela leitura, e através dela passe a escrever e a interagir com os colegas de uma maneira melhor" enfatizou Edjan Cruz, professor e orientador do projeto.
"Muitas crianças precisam ler e, através do projeto, elas aprendem a importância desse ato, não só em sala de aula", comentou a estudante Iasmim Santos, 10 anos. Segundo ela, uma forma de entender a história é escrevendo-a em seu caderno e depois contando-a da forma como foi entendida.
Parceria
Para a coordenadora pedagógica da EMEF. Oviêdo Teixeira, Katiúscia Correia Santos, parcerias como a existente entre a Petrobras e a Prefeitura de Aracaju, que resultou na presença do caminhão de leitura nas escolas, são importantes, uma vez que possibilitam a abertura de novas portas para a educação.
"Os orientadores do projeto são bem instruídos sobre o assunto e isso faz com que consigam despertar bem mais o interesse dos que participam. Percebi que por conta desse projeto a escrita e a leitura foram melhoradas. Os alunos conheceram diversas palavras e tipos de textos. Isso fez com que crescesse o entusiasmo dos garotos em freqüentar a biblioteca da escola", observou Katiúscia.
O projeto Leia Brasil é desenvolvido nas escolas municipais de ensino fundamental Oviêdo Teixeira, Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, Professor Laonte Gama da Silva, Presidente Tancredo Neves, Sérgio Francisco da Silva, Presidente Juscelino Kubitschek, Professora Letícia Soares Santana, Santa Rita de Cássia, Deputado Jaime Araújo e Diomedes dos Santos Silva.