Prefeitura investe na renovação semafórica da cidade

Transporte e Trânsito
06/06/2008 14h47
Início > Noticias > 35376

Através de licitação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), adquiriu dezenas de semáforos modernos, gradativos e repetidores, com tecnologia Led - Ligth Emission by Dion (emissão de luz por diodo). O mecanismo consiste em um semicondutor de luz a frio.

Os condutores de veículos já podem sentir a diferença da nova tecnologia em avenidas como a Beira Mar e a Barão de Maruim. Os investimentos na renovação do sistema semafórico da cidade, que chegam a R$ 1,8 milhão, além de oferecerem segurança e informação precisas aos motoristas sobre a temporização, evitam acidentes.

Os velhos semáforos, com lâmpadas que queimam com facilidade, estão sendo substituídos por um tipo moderno - o "Led" -, com indicador de tempo e mais econômico. A depender do cruzamento, os semáforos têm o tempo de abertura e fechamento implantados de acordo com o trânsito local. Esse serviço é feito por uma equipe da própria SMTT, responsável pela instalação, funcionamento e manutenção de todo o sistema.

Auxiliando os serviços de monitoramento do sistema semafórico da cidade, uma equipe de sete servidores tem à disposição um caminhão com plataforma de sete metros de altura, garantindo uma ação imediata.

De acordo com o chefe do Núcleo de Obras e Fiscalização da Superintendência, José Resende Góes Junior, a novidade traz diversas vantagens. "A visibilidade para os motoristas ficou mais nítida. Outro ponto positivo é que este tipo de semáforo nunca pára, afinal, se uma lâmpada queimar, existem as outras da seqüência", esclarece José Resende.

Os semáforos gradativos possuem três fileiras de lâmpadas Led, nas cores amarela, verde e vermelha. Com a compra destes produtos, a Prefeitura de Aracaju economizará aproximadamente 70% em energia. Além disso, a durabilidade das lâmpadas é maior e seu tempo de vida útil pode chegar a 10 anos. Elas também não necessitam de manutenções freqüentes.

"Essa economia poderá ser investida em outras necessidades relativas ao trânsito aracajuano", explica Resende. Estima-se que dentro de 10 a 15 anos todo o tipo de iluminação será Led. "Futuramente todos os semáforos da cidade receberão a nova tecnologia, mas até lá os antigos estão recebendo manutenção e serão alocados em outros pontos de Aracaju", informa.

Semáforos Repetidores

Não menos importantes que os semáforos gradativos, os repetidores ficam localizados nas laterais e fazem a repetição do foco principal (gradativo). Para o pedestre também haverá novidades: 94 semáforos serão destinados aos que fazem uso das calçadas. "Os pedestres agora podem saber exatamente o momento de atravessar uma via, pois haverá semáforos destinados eles", observa Resende.