Biblioteca Móvel Itapemirim fica até hoje em Aracaju

Funcaju
10/06/2008 10h42
Início > Notícias > Biblioteca Móvel Itapemirim fica até hoje em Aracaju

Até a tarde de hoje, terça-feira, a Biblioteca Móvel Itapemirim estará na Praça Fausto Cardoso, disseminando informações e incentivando o hábito da leitura. O projeto atende crianças, jovens e adultos de diferentes localidades do Brasil. Em Aracaju, conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, por meio da bibliotecas municipais Clodomir Silva e da Ivone de Menezes Vieira.

A Biblioteca Móvel Itapemirim é promovida pelo grupo paulista Itapemirim, que é voltado principalmente ao transporte rodoviário de passageiros e cargas, apoiado por Maurício de Souza Produções, Revisteca (Editora Abril), Coquetel (Ediouro), Shell, Arches Lib Software Gerenciador de Bibliotecas e da Kennex.

Para o atendimento ao público, bem como às instituições educacionais que pretendem agendar visitas, a biblioteca funciona no horário das 10 às 17 horas. Nos dias 12 a 17 deste mês, a unidade móvel estará em São Cristóvão. Já de 19 a 24 de junho em Maruim.

Na Praça Fausto Cardoso, os visitantes são recebidos pelos monitores Rafael Marques e Rogério Ferreira, que atendem diariamente entre 200 e 250 pessoas. A biblioteca itinerante é estruturada em um ônibus com telão, computador, TV, vídeo, DVD, sistema de som e uma área para atendimento externo com toldo. O projeto pedagógico, que aporta pela segunda vez em Aracaju, é desenvolvido pela professora Walda Antunes, doutora em Educação e mestre em Planejamento Bibliotecário.

O projeto consiste em dois ônibus viajando por todo o país (Unidade Itapemirim e Unidade Shell) há três anos, atendendo crianças, jovens, adultos, moradores dos centros urbanos, periferias e zonas rurais, exceto no mês de julho, período das férias escolares. A biblioteca já percorreu 18 Estados passando por aproximadamente 115 cidades.

O objetivo da iniciativa é promover por todo o país o incentivo à leitura e a disseminação da informação através de livros, revistas, gibis, atividades lúdicas e contação de histórias, atividades recreativas, desenho, teatro de fantoches, encontro com autores, exposições, palestras, lançamento de livros, apresentações musicais, dentre outros.

"Passamos um período de uma semana pelas cidades. A visitação é sempre gratuita e atendemos pessoas de todas as idades. Temos um acervo de aproximadamente mais de 1.000 livros, alguns comprados e outros fruto de parcerias com algumas editoras. A quantidade de livros torna possível o atendimento tanto aos adultos, quanto às crianças", explica Rafael Marques, um dos monitores do projeto.

"Nós vamos servir de apoio à equipe da Itapemerim, além de buscarmos desenvolver também algumas atividades, como por exemplo a contação de histórias e o atendimento ao usuário. São trabalhos que realizamos nas bibliotecas municipais e traremos para esse projeto da biblioteca móvel", comenta a diretora da Biblioteca Clodomir Silva, Zélia Trindade.

A diretora da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, Maria José, considera fundamental a difusão da leitura em Aracaju. "Esta é uma oportunidade excelente para o incentivo do hábito da leitura, principalmente para as crianças. Esta é uma das missões das bibliotecas municipais. Além disso, é uma ótima oportunidade para trocarmos experiências", afirma.

Áreas contempladas pelo acervo:

Referência
- Atlas / Dicionários / Enciclopédias / Guias

Generalidades
- Filosofia / Psicologia / Geografia / História
- Medicina / Esporte / Artes / Religião

Literatura Brasileira
- Contos / Crônicas / Romances

Poesia

Literatura Juvenil