Alunos da rede municipal participam do Circuito Caixa de Maratoninha

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2008 19h35
Início > Notícias > Alunos da rede municipal participam do Circuito Caixa de Maratoninha

Cerca de 1.500 crianças de 7 a 13 anos de idade, entre eles alunos de escolas da rede municipal de ensino e de projetos sociais da Prefeitura de Aracaju, participaram hoje, domingo, do Circuito Caixa de Maratoninha, realizado na Orla da Atalaia. A iniciativa tem como objetivo promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a inclusão social de crianças e jovens carentes.

Os pequenos competiram divididos por idades (7 a 9 anos, 10 e 11 anos e 12 e 13 anos) e por sexo, em baterias com 20 integrantes. O vencedor de cada uma dessas baterias ganhou uma bicicleta. Todos os participantes receberam medalha, camiseta, boné, lanche e água. Em cinco anos de Circuito, esta é primeira vez que Aracaju sedia o evento. A disputa é válida como a sétima etapa do ano e a primeira no Nordeste, que ainda terá a Maratoninha em Maceió, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luiz.

O evento foi prestigiado pelos secretários municipais de Educação, Tereza Cristina, e de Finanças, Jeferson Passos, que deram a largada nas provas e premiaram os participantes. "Esse projeto incentiva a prática esportiva e ajuda na formação da personalidade e na aquisição de valores. A iniciativa da Caixa, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, é muito importante para que as crianças desenvolvam o gosto pelo esporte", afirmou Jeferson.

Já Tereza afirmou que a Maratoninha mostra o compromisso da Caixa com a educação, com o esporte e com a vida saudável. "Só tenho a elogiar essa iniciativa, que serve como estímulo e vem se somar a toda uma política traçada na administração municipal de Aracaju através do projeto Direito de Aprender, que trata não só dos conteúdos dados em sala de aula como também com projetos sócio-educativos e culturais", explicou a secretária.

Para a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira Iolanda Karolaine Santos Souza, 6, a corrida foi muito emocionante. Ela foi um dos estudantes da rede municipal que ganhou em sua categoria e, além da medalha, levou para casa uma bicicleta. "Amo correr e treinar com os colegas da escola. Quero ser uma grande campeã quando crescer", adiantou Iolanda, junto da mãe, Maria José Santos Souza, e do professor e maior incentivador no Atletismo, Antônio Ferreira.

O superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Gilberto Occhi, considerou vitoriosa a primeira edição da Maratoninha em Aracaju. "A Caixa já é tradicionalmente patrocinadora de eventos esportivos e de atletas, especialmente do atletismo brasileiro. Ela vem fazendo isso há vários anos com o esporte olímpico e para-olímpico e agora nós começamos em todas as capitais do Brasil a realizar as Maratoninhas, com o objetivo de incentivar ainda mais o esporte e a educação no país".

Na oportunidade, Occhi destacou a parceria com a Prefeitura de Aracaju. "Fizemos essa divulgação e os parceiros, como a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, participaram e se envolveram nesse evento, que promove o esporte e traz saúde, afinal de contas Aracaju foi eleita a Capital de Melhor Qualidade de Vida da Brasil e a Caixa também contribui com essa condição, promovendo o esporte em eventos maravilhosos como esse", reforçou.

Heróis do Atletismo

Em paralelo com o Circuito Caixa de Maratoninha, a Caixa desenvolve o projeto Heróis do Atletismo, através do qual seis ex-atletas brasileiros divulgam a importância da prática esportiva para a formação não só de campeões, mas de cidadãos plenos e saudáveis. Integram essa equipe Joaquim Cruz, Robson Caetano, Claudiney Quirino, Arnaldo de Oliveira, Nelson Prudêncio e Edson Luciano Ribeiro, que visitou Aracaju neste final de semana.

Além de participar ativamente durante toda a manhã desse domingo da Maratoninha, Edson Luciano visitou na sexta-feira, dia 6, a Escola Municipal de Ensino Infantil João Paulo II, no Complexo Educacional Vitória de Santa Maria, bairro Santa Maria, onde conversou com os estudantes e mostrou como o esporte pode ajudar a melhorar a vida deles e a torná-los grandes homens e mulheres.

"Algumas crianças não acreditam que os atletas que aparecem na televisão tiveram uma infância como a deles. Elas pensam que todos já nasceram famosos, com dinheiro e ganhando títulos. Então eu mostro fotos minhas quando criança, com a minha mãe, que era zeladora, e o meu pai, que era mecânico. Mostro também fotos minhas brincando descalço na rua, tudo isso para mostrar que eu já fui como elas e que a minha vida mudou muito com o atletismo", explicou.

Edson lembrou que aos seis anos de idade ele corria descalço e sem camisa pelas ruas e depois do esporte conseguiu ajudar financeiramente os pais e mudar de vida. "Tento mostrar a esses pequenos que não é porque eles moram num bairro pobre, o papai e a mamãe deles são pobres ou eles estudam numa escola simples, que nada vai acontecer de bom. Falo que se eles tiverem força de vontade, amor no que eles fazem e acreditarem, a vida reservará surpresas maravilhosas", argumentou o campeão.

O ex-atleta contou ainda que a história dele e de outros atletas foi muito difícil, mas que é possível vencer os obstáculos. "O esporte, em especial o atletismo, é feito de pessoas carentes e, no atletismo, 99% das pessoas corriam descalços quando eram crianças, não tiveram pais e foram criados pelos avós ou vieram em orfanatos. Então não importa o lugar onde eles estão, a gente procura mostrar que eles têm chance", lembrou Edson Luciano.