Em Aracaju, a abertura oficial de Campanha de Vacinação Contra Poliomielite, que ocorre em todo o país, contará com as presenças dos secretários municipal e estadual da Saúde, respectivamente Marcos Ramos e Rogério Carvalho. O lançamento será neste sábado, às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral. Na ocasião, será ofertado um café da manhã à imprensa, com apresentação do Grupo 'A Arte de Prevenir' e do Coral 'Jovens Há Mais Tempo', da USF Fernando Sampaio.
A meta é vacinar 44.853 crianças entre 0 e 4 anos de idade, somente na capital. Para tanto, serão ofertadas 50 mil doses da vacina em 95 postos fixos, distribuídos estrategicamente em supermercados, Aeroporto Santa Maria, Shopping Jardins, escolas, creches e ainda em todas as 43 Unidades de Saúde da Família da cidade. Ao todo, cerca de 600 pessoas atuarão durante a campanha. Entre elas, nove vacinadores volantes. Vale lembrar que a vacinação acontece somente no sábado.
Contra-indicação
Não devem tomar a vacina crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida - a exemplo de portadoras de Aids - ou que tenham contato domiciliar com imunodeficientes; crianças com infecções agudas apresentando febre acima de 38ºC, diarréia severa ou vômito. Também há contra-indicação para crianças com hipersensibilidade aos componentes das doses ou que tenham registrado aversão a eles em campanhas anteriores.
As crianças que se encaixarem nas contra-indicações citadas devem tomar um tipo de vacina especial chamada 'Salk', ofertada pelo SUS no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), localizado no anexo do setor de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Poliomielite
A doença é também conhecida como paralisia infantil e pode ser transmitida através de contato fecal e oral, sendo ainda mais crítica em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Todos os doentes expulsam grande quantidade de vírus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção.
A única medida eficaz contra a doença é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a 'Salk' e a 'Sabin'. A 'Salk' consiste em vírus inativos com formalina (mortos) e foi introduzida em 1954 por Jonas Salk. Tem a vantagem de ser estável, mas deve ser injetada três vezes.
A 'Sabin1 foi inventada em 1959 e consiste nos vírus vivos, mas pouco virulentos. Ela é de administração oral, baixo preço e alta eficácia. Nos países onde a poliomielite ainda existe deve ser usada a 'Sabin' porque o risco é baixo. Nos países onde ela já foi erradicada, a vacina 'Salk' é suficiente.