Em meio às novidades que devem fazer do Forró Caju 2008 o maior dentre todos já realizados, se destaca a atenção especial que será dada às pessoas com deficiência. Este ano a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), além de reservar um camarote no local da festa - como já havia feito em 2007 - vai disponibilizar um estacionamento exclusivo para os deficientes nas proximidades dos mercados centrais.
O camarote fica de frente para os palcos e conta com rampas de acesso, guarda-corpos e banheiros químicos adaptados. Já o estacionamento exclusivo ocupa parte da rua Florentino Menezes, entre as ruas Apulcro Mota e José do Prado Franco. Para ter acesso, o veículo deve apresentar o adesivo oferecido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), comprovando assim que é um automóvel adaptado ou cujo proprietário é deficiente.
De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, pela freqüência com que iniciativas nesse sentido vêm acontecendo, a atenção aos deficientes já virou marca registrada da administração municipal. "Em todos os eventos que realiza, a Prefeitura tem essa preocupação em dar oportunidade às pessoas com deficiência. O objetivo é incluir e fazer com que de fato eles tenham acesso", ressalta.
Forró Doce Caju
Ainda dentro das ações voltadas às pessoas com deficiências, no próximo dia 20, a partir das 14 horas, a PMA realiza mais uma edição do Forró Doce Caju. O evento acontece no arraial que funcionará diariamente no Mercado Thales Ferraz. Na ocasião, portadores de síndrome de Down e deficiência motora, visual ou auditiva, que são cuidados por instituições locais, poderão manifestar suas habilidades artísticas e culturais.