Programa Geração abre espaço para debates nas escolas públicas

Saúde
12/06/2008 08h51
Início > Notícias > Programa Geração abre espaço para debates nas escolas públicas

Os técnicos das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed) de Aracaju vão avaliar as ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e organizar um calendário de atividades do Programa Geração para o próximo semestre. A reunião será na próxima quarta-feira, dia 18, na sede da SMS.

Seguindo um formato jovem e descontraído, o Programa Geração abre espaço para diálogos e debates com a juventude de escolas públicas sobre temas relacionados à prevenção e promoção à saúde. A primeira edição foi realizada o ano passado e abordou o tema 'Programa Geração Sem Aids'. Esse ano, o assunto escolhido foi 'Programa Geração Sem Violência'.

"Nesse espaço alternativo, são convidados especialistas das áreas de saúde e da educação. E a juventude fica à vontade para fazer questionamentos e dar opiniões sobre o assunto em pauta", explica técnica do Programa Municipal de DST/Aids, Jô Oliveira. A atividade conta também com a participação dos programas municipais da Saúde da Mulher e da Saúde da Criança e ainda com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

Geração Sem Violência

Esse mês, o 'Programa Geração Sem Violência' foi realizado no dia 5 de junho e reuniu mais de 400 estudantes de quatro escolas do bairro Santa Maria. Participaram dos debates alunos das escolas Vitória de Santa Maria, Albano Franco, Laonte Gama e Diomedes Silva. Entre os entrevistados estavam o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Eudes Barroso, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludimila, e as técnicas da SMS Cleide Virgínia (sanitarista) e Edda Maurício (pediatra).

Do Programa Saúde da Mulher, Carolina Miranda avalia a importância da atividade. "Os jovens tiveram a oportunidade de expor suas vivências em relação à violência no dia-a-dia de cada um. Além disso, com o 'Geração Sem Violência' abrimos mais um importante espaço para divulgarmos a existência de políticas públicas, como a rede de proteção à vitima de violência e serviços como disque-denúncia e o conselho tutelar", informou.

Um dos momentos mais aplaudidos no Programa Geração Sem Violência foi apresentação do grupo de teatro da SMS 'A arte de prevenir'. O grupo realizou uma espécie de teatro-fórum, em que os telespectadores (estudantes) se transformam em atores. A narrativa central era sobre uma adolescente que foi vítima de violência psicológica, praticada pelo namorado. Em outra situação, a mesma fictícia menina ao procurar emprego de modelo é assediada pelo empresário da agência. Logo após a apresentação do grupo, a mesma esquete foi encenada com muita perspicácia e seriedade por um casal de adolescente da platéia.

Geração Sem Aids

Realizado no dia 23 de dezembro, no Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, o Programa Geração Sem Aids foi um sucesso. Essa edição foi uma das várias e instigantes atividades da campanha do SUS Municipal em alusão ao Dia Mundial Contra a Aids. O prefeito Edvaldo Nogueira estava entre os especialistas e entrevistados convidados.

Outro destaque do Geração sem Aids foi a presença dos animadores Pierre Feitosa e a drag queen Karolyne Prinscipal. Nos intervalos, a festa ficou por conta de bandas de rock como Fator Exclusivo, formada por jovens do bairro Santos Dumont. O programa proporcionou uma rica conversa e debates sobre temas relativos a DST e Aids, como gravidez não planejada, violência, drogas e sexualidade humana, além das interfaces desses temas com a família e a sociedade.