Durante os 16 dias de festa no Forró Caju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela limpeza do espaço e pela regulação do comércio na festa, oferecendo a infra-estrutura necessária ao evento. De acordo o presidente da Emsurb, Fábio Silva, a coordenação dos trabalhos e das equipes exige um planejamento sério. "Essa é uma festa grandiosa. Para se ter uma idéia, somente em nossa secretaria mais de mil pessoas irão trabalhar durante esses 16 dias. A cada edição do Forró Caju visualizamos erros cometidos, a fim de corrigi-los e melhorar o trabalho a cada ano,", ressaltou.
A fiscalização do comércio no Forró Caju terá 130 pessoas trabalhando em dois turnos, entre coordenadores, supervisores e fiscais. Para o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Antônio Carlos Mota, a regulação do comércio garante um ambiente organizado. "As pessoas que passaram por todo o processo de licença para poder comercializar no evento não podem ser lesadas pelo comércio irregular. Além disso, o Forró Caju tem o patrocínio exclusivo de uma empresa específica de bebidas. Então a fiscalização do comércio irregular é importantíssima", informou.
A limpeza também é uma área fundamental. Após cada dia de festa, a Emsurb disponibilizará uma caixa coletora, além de um caminhão coletor e dois carros pipa para fazer a lavagem do local. O gerente de limpeza da Emsurb, José Roberto Gomes, conta que serão 960 agentes de limpeza se revezando durante os 16 dias de festa. "Estamos com o cronograma definido. Nos dias de menor fluxo serão quatro equipes com 15 agentes. Já nos dias que a área entre os mercados receber um número maior de pessoas teremos seis equipes", disse.
A Emsurb providenciou 150 banheiros químicos para atender à demanda da festa. "Durante esses dias a manutenção é feita pela empresa contratada pelo serviço, mas mesmo assim a Emsurb dá um tratamento diferenciado aos banheiros. Além de um carro-pipa que fica de plantão durante toda noite, utilizamos mais outros três para a execução da lavagem pelo dia", falou o gerente de Áreas Verdes e responsável pelos carros-pipa, Francisco Ney Maia.
Ponto de Apoio
Nos 16 dias do Forró Caju 2008, a Emsurb, como em todos os anos, terá um Ponto de Apoio dentro da festa, com o ojetivo de melhorar a organização da área estipulada para os forrozeiros. O Ponto possui uma localização estratégica, tanto para acondicionar as mercadorias como para dar o auxílio necessário aos funcionários que trabalharam durante a maior festa junina do país.