Coberturas Vacinais de Aracaju atingem metas do Ministério da Saúde

Saúde
12/06/2008 14h40
Início > Noticias > 35448

O município de Aracaju tem muito a comemorar quando o assunto é vacinação. A capital sergipana apresenta um dos melhores índices de cobertura vacinal do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), e é considerada referência para várias outras cidades. O sucesso é reconhecido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que gerencia, aplica e colhe os benéficos resultados originados das campanhas anuais de aplicação das vacinas.

"Os dados estatísticos não deixam mentir. O Ministério da Saúde preconiza para todos os municípios brasileiros uma cobertura vacinal mínima de 95% para crianças até 1 ano. Aracaju tem ultrapassado esse índice em várias campanhas", diz o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos

No caso da vacina contra a poliomielite, a cobertura do ano passado superou a meta de 95% e chegou aos 99,42%. Quanto à hepatite B, a cobertura de 2007 chegou a 96,2%. Bem próximo a isso chega a tetravalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, e que tem alcançado índices superiores a 96,5% da meta pactuada. O maior índice de aplicação se refere à vacina contra tuberculose, conhecida como BCG, que atingiu 102,64%.

É importante lembrar que a população tem acesso fácil às vacinas, uma vez que elas estão disponíveis na Rede de Atenção Básica (Reab), composta por 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas estrategicamente por Aracaju. A rede chega a 98% de abrangência, atingindo cidadãos dos bairros de todas as zonas da capital.

Além da grande atuação da Reab, outros fatores são considerados decisivos para o sucesso das campanhas vacinais na cidade. "Nós temos excelentes equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Também fazemos o devido trabalho de divulgação e conscientização dos pais", diz a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Débora Moura

Campanha contra a Poliomielite

O próximo sábado, dia 14, será dia da Campanha Vacinação Contra Poliomielite, que ocorre em todo o país. O lançamento será às 8h, na USF Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral. Na ocasião, será ofertado um café da manhã à imprensa, com apresentação do Grupo 'A Arte de Prevenir' e do Coral 'Jovens Há Mais Tempo', da USF Fernando Sampaio.

A meta é vacinar 44.853 crianças entre 0 e 4 anos de idade, somente na capital. Para tanto, serão ofertadas 50 mil doses da vacina em 95 postos fixos, distribuídos em supermercados, Aeroporto Santa Maria, Shopping Jardins, escolas, creches e ainda em todas as 43 Unidades de Saúde da Família da cidade. Ao todo, cerca de 600 pessoas atuarão durante a campanha. Entre elas, nove vacinadores volantes. Vale lembrar que a vacinação acontece somente no sábado.