PMA mantém mobilização no bairro Industrial contra o mosquito da dengue

Saúde
12/06/2008 13h15
Início > Notícias > PMA mantém mobilização no bairro Industrial contra o mosquito da dengue

Apesar da queda nos números de notificações por dengue, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS\PMA) continua com a força-tarefa e mantém acesa a mobilização da população para ações de prevenção e de combate às larvas e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Amanhã, sexta-feira, às 8 horas, uma caminhada contra a dengue será realizada no bairro Industrial. O movimento vem da parceria dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem e dos membros do conselho local de saúde. A concentração será na própria USF e, durante o evento, conselheiros e profissionais da saúde vão distribuir informativo de prevenção e combate à dengue.

Para animar os participantes e despertar a atenção dos moradores, dois grupos de arte e educação vão contribuir com a parte lúdica da caminhada: "O fim da picada", do Movimento Popular de Saúde (MOPES), e coral "Jovens há mais tempo", da USF Fernando Sampaio. Os dois grupos vão apresentar esquetes relacionadas à doença. Estão previstas as participações de estudantes de escolas públicas e lideranças comunitárias do bairro Industrial.

Lira

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, o bairro Industrial está na lista das áreas com índice médio de infestação de mosquito. "No bairro Industrial, o resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira) do mês de abril apontava 6.2% de infestação de mosquito. Este mês, o índice é de 3.8%, ou seja, o bairro sai da lista de localidades com alto risco e vai para risco médio. Mas, continua acima de 1%, portanto, superior à meta de controle preconizada pelo Ministério da Saúde", explica coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante.

"Estamos mantendo as ações de campo de controle do mosquito. Porém, a população tem um papel destacado nessa luta, seja assimilando as informações dos agentes de saúde, eliminado os focos nas residências ou ajudando a manter limpos os terrenos baldios da cidade", afirma o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos.