Arrasta-pé, pé-de-moleque, pamonha, beiju, amendoim, churrasquinho, bebidas, quadrilha improvisada, sorteios, brindes e declaração de amor marcaram o Dia dos Namorados da rede de proteção social. Assim foi a festa junina promovida pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, no Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest\Senat). Participaram os técnicos, instrutores sociais dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Unidade Sócioeducativa(Uses), Projeto Acolher da Rua à Cidadania, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Estação Cidadania e demais funcionários vinculados a Semasc.
O festejo junino é mais uma forma de trabalhar a diversidade das questões sociais no dia-a-dia, com muita animação e integração. Essa foi a fala da diretora da Semasc, Edvaneide Paes Lima, que também retratou a importância de poder unir os diversos setores dentro de um só. "Muita animação, lindo tudo isso que está acontecendo hoje aqui. É a Semasc colocando os trabalhos executados por ela em comunhão com todos que fazem parte desta secretaria. Isso aqui é maravilhoso, todo mundo feliz, brincando, descontraído, demonstrando que o nosso trabalho com a adversidade é justamente essa busca pelo outro e o poder ajudar como cidadão e cidadã de direito", comentou.
"Acho que festas como essas devem acontecer por muitos anos, várias vezes, para fortalecer a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e de Atenção à Família desenvolvida nos Cras, Creas e Uses e nas entidades parceiras da Semasc. Como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é uma honra participar dessa integração com todos que fazem os serviços dentro dessa rede, como forma de poder articular e ampliar os laços para que possamos dar uma maior visibilidade e atendimento, não só à criança e ao adolescente, que é o nosso público alvo, mas os demais membros da família. A Secretaria de Assistência Social está de parabéns por essa linda festa, com todo mundo feliz e fazendo uma corrente positiva", ressaltou o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jean de Paula Santos.
Para o gerente da Rede de Proteção Social Especial da Média Complexidade, Ricardo Lima, a confraternização faz parte dos trabalhos desenvolvidos diariamente com as famílias atendidas nos Creas. "Essa confraternização é fruto daquilo que fazemos diariamente nos serviços que desenvolvemos. A secretária Rosária Rabelo, desde a sua primeira gestão, vem promovendo junto à Prefeitura de Aracaju momentos de lazer e descontração, priorizando o funcionário em primeiro lugar. Essa pluralidade é mantida no cotidiano com os usuários dos centros sociais, construindo assim uma só família. Portanto, fica aqui o meu agradecimento e de todos que fazem parte dessa grande equipe que é a Semasc", acrescentou.
O conselheiro tutelar do 2º distrito, Alexandre Santiago, destacou o apoio da Semasc para a integração da Rede de Proteção Social. "Essa integração é muito importante para que o nosso trabalho possa fluir, dando assim um atendimento de qualidade à criança, adolescente e todos que buscam os serviços na área social. Com isso, vejo um esforço muito grande do órgão que executa as políticas públicas no município de Aracaju em relação aos demais parceiros. A festa é de todos que compartilham da busca pela melhor qualidade de vida para as famílias aracajuanos, fazendo com que todos exerçam a sua cidadania. Quero parabenizar a Semasc por esta oportunidade e por acreditar no nosso trabalho", afirmou.