Prefeito lança Prêmio de Qualificação da Educação de Jovens e Adultos

Agência Aracaju de Notícias
13/06/2008 11h37
Início > Noticias > 35472

Cerca de 1.200 alunos de 5ª à 8ª séries do turno da noite participaram do lançamento do Prêmio de Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Eja), uma iniciativa pioneira Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o objetivo de combater a evasão escolar e estimular o aprendizado. O prefeito Edvaldo Nogueira esteve entre as autoridades presentes à solenidade, realizada na noite de ontem, quinta-feira, no Iate Clube, e deixou uma mensagem de determinação e esperança para a construção de um futuro melhor.

O Prêmio de Qualificação integra a Campanha Pelo Direto de Apreender, lançada em agosto do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para melhorar a qualidade do ensino na rede pública. A iniciativa consiste na escolha dos cinco melhores alunos de cada escola pelos critérios de nota e assiduidade para receberam uma bolsa de estudos do Senac. Os cursos serão ofertados em seis modalidades: porteiro, culinária, camareira, vendas, informática e serviços domésticos. A escolha foi feita com base na formação dos participantes, que ainda estão cursando o ensino fundamental, e nas áreas mais solicitadas pelos empresários.

O prefeito Edvaldo Nogueira explicou que a idéia de criar a premiação surgiu das estatísticas de evasão escolar e reprovação nos cursos de aceleração noturnos. Em Aracaju e nas demais capitais brasileiras esse percentual chega a média de 50% e 20%, respectivamente. "Era preciso estimular o interesses dos jovens para que freqüentassem a sala de aula e criar mecanismos para que os cursos pudessem qualificar os estudantes profissionalmente. Por isso, pensamos num incentivo a mais para que os alunos se dediquem e se interessem pelos estudos. Afinal, nunca é tarde para aprender", ressaltou.

Edvaldo Nogueira usou a sua história de vida pessoal para mostrar aos jovens que o conhecimento é o único caminho para as pessoas de origem humilde. "No mundo de hoje não há saída para quem vem das classes menos favorecidas como nós se não for pela educação. Estamos fazendo um esforço gigantesco para melhorar cada vez mais o ensino no município de Aracaju para que o estudante da escola pública possa disputar em igualdade de condições o mercado de trabalho com o filho do rico. E, mais do que isso, possa ter uma perspectiva real de um futuro melhor", defendeu.

Fórum do Ensino

Para a secretária municipal de Educação, professora Teresa Cristina Cerqueira da Graça, essa proposta foi construída no contexto do Fórum do Ensino Noturna, realizado em 2007 para fazer um diagnóstico da situação da Eja e apresentar soluções. "Esperamos que esse prêmio realmente funcione como indutor da freqüência escolar, estimule o aluno a permanecer na escola, a seguir nos estudos e a ter uma qualidade de vida melhor. O superintendente do Senac, Minervino Dória, ficou tão encantado com o projeto que, a cada cinco cursos realizados, pagará mais um", informou.

Vale lembrar que a seleção final dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ocorrerá na semana que vem e, no segundo semestre, serão iniciados os cursos profissionalizantes. Outra questão importante é que, para garantir que os alunos premiados tenham plenas condições de freqüentar as aulas, a Semed estará oferecendo o vale-transporte. "Com esse convênio que estamos firmando hoje com a Prefeitura de Aracaju, o Senac cumpre mais uma vez sua função social e seu papel de capacitador construído em mais de 60 anos de atuação", comentou o diretor regional em exercício, Cleiton Freitas Feijó.

A solenidade foi encerrada com a palestra ‘As mudanças no mercado de trabalho e a importância da educação para o crescimento pessoal e profissional', proferida pelo instrutor do Senac, Valter de Souza, graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Educação à Distância e aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Queremos mostrar o perfil do profissional que hoje o mercado está absorvendo. O intuito dessa palestra é motivar para que os jovens possam buscar, através da educação continuada, uma preparação melhor para o mercado", destacou.

Os estudantes saíram do lançamento do prêmio com a certeza de que, com o apoio do poder público, aliado a uma boa dose de esforço e dedicação, podem ser os protagonistas de uma história de sucesso. "Essa é uma oportunidade muito boa para a gente ser alguém na vida, conseguir um emprego melhor e crescer cada vez mais. Pretendo dar o melhor de mim para conseguir essa premiação", disse a doméstica Maria Luciene Nunes, 22 anos, que cursa a sétima série na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio.

Sobre a Eja

A Educação de Jovens e Adultos (Eja) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para diminuir analfabestimos, incluir as pessoas que estavam fora do ensino regular e desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar. O projeto foi inspirado nas teorias do professor e pesquisador Paulo Freire e passou a ser regulamentado pelo artigo 37, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394[1], de 20 de Dezembro de 1996. Com a perspectiva do ensino profissionalizante, a Prefeitura de Aracaju pretende abrir as portas do mercado para os alunos regulares da Eja.