Serviço de Atendimento Móvel de Urgência garante atendimento no Forró Caju

Saúde
15/06/2008 00h44
Início > Noticias > 35494

A noite ainda não terminou, mas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já registra mais de 40 atendimentos. No total, a Prefeitura de Aracaju montou uma equipe com 35 profissionais, entre médicos, enfermeiros e corpo técnico, 16 leitos e duas unidades de suporte. O resultado desse investimento é a aprovação da população atendida neste primeiro dia de Forró Caju, a maior festa junina do país.

Assim que o paciente chega ao local, uma equipe já está preparada para atendê-lo e dirigi-lo ao leito. Imediatamente um médico faz o diagnóstico, indicando os procedimentos necessários para restabelecê-lo. Nos casos de observação e estabilização, o paciente é tratado na própria unidade e, depois, liberado. Nos casos de emergência, o paciente é levado a um dos hospitais da capital em uma das unidades de suporte avançado (USA) ou básico (USB).

De acordo com a enfermeira Cíntia Guerra, a estrutura montada foi pensada para poder proporcionar tranqüilidade a todos os forrozeiros que comparecerão durante os 16 dias da festa. "Os aracajuanos podem ficar tranqüilos, pois estamos com uma equipe de urgência preparada para atendê-los e dar os encaminhamentos necessários. Para as situações emergenciais, temos duas unidades para transferi-los aos hospitais da cidade", informa.

Para Rosangélica Delfino Santos, mãe de Ingrid Janaína Santos, o atendimento do Samu 192 Aracaju foi excelente. "Foi rápido, ágil. Bastante eficiente. Fico tranqüila em vim para o forró e trazer a família toda. Ingrid já está melhor e pronta para amanhã. Não vamos perder nenhum dia da festa. Amanhã estaremos aqui novamente", relata Rosangélica.

Moderação

E para quem quer curtir a festa com mais tranqüilidade, a enfermeira Cíntia Guerra aconselha: "Procure vir com roupas leves e confortáveis. Procure calçados adequados. Alimente-se bem antes de vir. Evite o excesso de álcool e beba muito líquido para fugir da desidratação. Moderação".