Regular e fiscalizar o comércio de alimentos e bebidas: essa é uma das tarefas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), durante o Forró Caju 2008. Para isso, 120 agentes de fiscalização se revezam em dois turnos todos os dias da festa.
As equipes são distribuídas principalmente nas sete entradas para o evento, evitando que as pessoas entrem com garrafas de vidro e bebidas que não sejam dos patrocinadores oficiais do evento.
Pontos de apoio
A Emsurb possui ainda dois pontos de apoio na área do Forró Caju, um deles para os servidores e outro para destinação de produtos apreendidos. De acordo com Adriana Dantas, que trabalha na supervisão dos fiscais, até o momento só houve uma ocorrência. "O planejamento realizado antes do Forró Caju está facilitando o trabalho aqui. Logo na entrada qualquer tipo de irregularidade é instantaneamente barrada", destacou.
Para Marcos Souza, que também supervisiona as equipes, o trabalho é intenso. "Os agentes também atuam fazendo a ronda por todos os pontos de comércio. Então é muito difícil alguém burlar nossa fiscalização, assim os permissionários que foram sorteados para poder comercializar são beneficiados justamente", apontou.
De acordo com a comerciante Maria do Carmo, esse ano a disposição das barracas está melhor. "A organização está ótima, as barracas ficam em lugares que facilitam a venda. Estou muito feliz com o movimento. Espero faturar mais de mil reais durante o Forró Caju", informou.