O Arraial do Forró Caju 2008 faz sua segunda noite de festa no mercado Thales Ferraz com diversas atrações. As apresentações de grupos pé-de-serra, quadrilhas e banda de pífano surpreenderam o público que compareceu ao local. A noite teve início com o show do Trio Vassoural e ninguém ficou parado. A Quadrilha Xodó da Vila, a banda Pífano de Pifi e Tarcísio do Acordeon também se apresentaram esta noite.
O Trio Vassoural iniciou a programação em grande estilo. Um no triângulo, outro na Zabumba e mais um na sanfona foi o suficiente para animar sergipanos e turistas. Com um repertório inspirado nos grandes mestres do forró autêntico e músicas próprias, o grupo tocou o melhor do forró pé-de-serra. O vocalista e sanfoneiro da banda, Domingos Vassoural, elogiou o Arraial. "Está muito bom, tinha muita gente dançando, foi uma maravilha", contou o artista.
A Quadrilha Xodó da Vila começou sua apresentação mesclando dança com teatro. Em seguida, com muita animação e beleza, os 38 componentes do grupo começam a dançar em harmonia ao som do trio pé - de - serra. A apresentação atraiu um grande público ao local. A Xodó da Vila foi fundada em 1993. Eles se apresentaram em todas as edições da maior festa junina do Brasil. Para o marcador da quadrilha e um dos fundadores, Gilvânio Santos, o Arraial melhora a cada ano.
"O Arraial evoluiu bastante. A diversidade cultural apresentada aqui ajuda a consolidar a nossa cultura. O São João do nordeste é uma mistura de vários ritmos. Samba de Côco, Praiera, Samba de Roda, Pífano, tudo isso tem que ser apresentado", observou Givânio, ou Binho, como é mais conhecido.
Já a Pífano de Pifi é um resgate das bandas de pífano que animavam as festas dos cangaceiros. Os músicos apresentaram uma mistura e xote, xaxado, baião e marchas. Com um tocador de pífano, outro na caixa e mais dois zabumbeiros, o grupo comprovou que a apresentação de várias vertentes da nossa música popular enriquece o espetáculo.
"Essa iniciativa do Forró Caju 2008 é muito importante porque preserva a cultura do nosso Estado. Nós buscamos valorizar o nosso folclore e concordamos com as variedades que são apresentadas aqui", disse Tonico de Ogum, zabumbeiro do grupo.
Segundo o diretor de cultura da Funcaju, Alisson Couto, a ampliação do tempo das apresentações, que agora vão das 16h às 0h, possibilitou o aumento das apresentações culturais. "Este é o Arraial da Diversidade Cultural. Para a programação do Forró Caju 2008 trouxemos várias novidades. Teremos bandas de pífanos, grupos folclóricos, apresentações teatrais e a 'Big Band', um conjunto de jazz. O nosso objetivo é valorizar as diferenças e fortalecer as raízes das nossas tradições e cultura", afirmou.