Técnica do SUS de Aracaju apresenta trabalho de Saúde Bucal na Paraíba

Saúde
16/06/2008 18h18
Início > Noticias > 35510

A gerente da Vigilância da Saúde do Trabalhador da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju, a dentista Liana Nascimento Freire apresentará um trabalho de políticas públicas em Saúde Bucal no 18º Encontro Nacional dos Técnicos e Administradores do Serviço Público Odontológico (Enatespo). O encontro será realizado em João Pessoa (PB), nos dias 18 a 22 de junho. O projeto pedagógico será apresentado sob forma de comunicação coordenada e está intitulado de 'Viver SUS: uma nova perspectiva pedagógica, ensino versus serviço'.

O Viver SUS foi instituído Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em outubro de 2007. "Instituímos o Viver SUS após reflexão das ações desenvolvidas nos estágios para estudantes de odontologia na SMS. Até então, realizado em Unidade de Saúde da Família (USF), o estágio refletia o caráter assistencialista da Saúde Bucal. Hoje, com o Viver SUS, a estratégia de estágio aplicada tem como objetivo a formação de profissionais voltados para as políticas públicas e conhecimento da estratégia de gestão Saúde e Cidadania, um projeto atual da SMS", explica Liana Freire.

O estágio para estudantes de odontologia é uma parceria da SMS e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na época, Liana Freire era coordenadora de Saúde Bucal da SMS. A sanitarista aposta na mudança de comportamento. "O objetivo é atrair estudantes de odontologia para uma prática de assistência coletiva quebrando a hegemonia da atenção individual. A idéia é incentivar os futuros profissionais a vivenciarem e aproximarem de políticas públicas do SUS", acredita Liana Freire.

Veja a síntese do trabalho:

´Viver SUS: Uma nova perspectiva pedagógica, Ensino x Serviço´

O Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe(UFS) executa dentro da sua grade curricular (Integrada I e II) atividades de saúde coletiva em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS). No ano de 2007, implementamos ações com um novo Projeto Pedagógico cujo objetivo é desenvolver nos alunos da graduação a capacidade de compreender e significar, de modo ampliado, os desafios do SUS, as necessidades de saúde individuais e coletivas de uma determinada população, habilidades, conhecimentos e atitudes para a elaboração, execução e coordenação de intervenções produtoras de autonomia apropriados de uma pedagogia que permita a constituição de estudantes enquanto sujeitos da construção de saberes de modo permanente.

A nova experiência em estágio curricular se deu em dois momentos:
1º) "VIVER SUS": conhecimento, problematização, vivência, caracterização, desenvolvimento e avaliação;
2º)os estudantes estiveram em contato semanal (dois turnos de quatro horas), conhecendo o funcionamento de todos os setores de uma Unidade de Saúde da Família (USF), (recepção, arquivo, TAS, farmácia, unidades produtivas, consultórios, sala de observação, expurgo, coleta de lixo, almoxarifado, sala de esterilização e serviço de limpeza) e participando das reuniões de equipe, CLS.

A Implementação dessa nova estratégia de inserção dos discentes à realidade social e epidemiológica da população de Aracaju assistida pelo SUS, teve sua expectativa alcançada: contribuição e orientação das ações dos programas de assistência na atenção básica, estabeleceu e pactuou indicadores para avaliação dos próximos estágios curriculares,mapeou de dificuldades e facilidades para a consolidação dos estágios com espaços de aprendizagem na formação de profissionais para o SUS; elaborou um marco lógico para planejamento da avaliação dos estágios curriculares; difusão de conhecimentos para elaboração de estratégias e instrumentos de intervenção na gestão.