Despertar nos estudantes o respeito pelo meio ambiente, e conseqüentemente, o dever de ser mais um agente no trabalho de preservação da natureza. Estes foram alguns dos objetivos do projeto pedagógico ´Expedição Ecológica´, realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, localizada no conjunto Dom Pedro I.
As ações do projeto foram iniciadas no mês de abril, embora o ponto alto do evento tenha acontecido este mês. Tudo o que fora descoberto pelos estudantes, inclusive através de pesquisas de campo orientadas pelos professores, continuará sendo trabalhado em sala de aula.
"Que os nossos alunos sejam pessoas bem educadas, que possam preservar e conservar o Meio Ambiente, os rios, o ar, nossos manguezais, enfim, toda a esfera global", explicou o coordenador geral da Emef, o professor José Fonseca da Silva. ´Expedição Ecológica´ é uma iniciativa interdisciplinar e a intenção é de que tenha continuidade no próximo semestre.
No dia da culminância do evento, realizada na última semana, professores e alunos interagiram com brincadeiras, fizeram a dança da ecologia, assistiram a palestras educativas, fizeram exposição de maquetes e de trabalhos desenvolvidos utilizando materiais recicláveis.
"De uma maneira geral quisemos, com esse projeto, mostrar aos alunos a realidade sobre a degradação ambiental, problemas como o do lixo colocado em locais indevidos, a exemplo do que encontramos no bairro Santa Maria e do rio Poxim, na parte localizada no conjunto JK", comentou a idealizadora do projeto, a professora Rita Amorim.
Rita explicou ainda que dentre os assuntos debatidos com os estudantes estava também a questão da devastação dos manguezais por conta da especulação imobiliária. "E a cada problema levantado também procuramos mostrar alguma solução para tanto. Fizemos visitas de campo para que nossos estudantes pudessem desenvolver uma visão crítica sobre os problemas ambientais existentes em nossa cidade, além de conhecer melhor o espaço geográfico dos bairros da nossa capital", explicou o professor Wellington Silva.
Para Erika Soares, aluna da 8ª série da Emef Alencar Cardoso, ter participado do projeto ´Expedição Ecológica´ foi uma ótima oportunidade, por poder conhecer mais de perto os aspectos que envolvem a preservação da natureza. "Não importa se o bairro é rico ou pobre, todos têm a mesma possibilidade de ajudar a preservar o meio ambiente", declarou.