Conselho Tutelar garante cumprimento do ECA no Forró Caju

Família e Assistência Social
16/06/2008 00h28
Início > Notícias > Conselho Tutelar garante cumprimento do ECA no Forró Caju

O Forró Caju 2008 já começou em clima de alegria e segurança por todos os lados. Pensando no bem-estar e na garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura de Aracaju (PMA) montou uma estrutura especial com dois stands para fiscalizar se os direitos regidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo executados na festa.

Desde o primeiro dia do Forró Caju, conselheiros tutelares, assistentes sociais e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão a postos, a fim de garantir os direitos previstos pelo Estatuto. A conselheira tutelar do 4º distrito, Lícia Vieira, destacou pontos importantes do trabalho.

"Desde o primeiro dia do Forró Caju, nossa equipe está atuando para garantir uma festa prazerosa para todos. Trabalhamos a partir das medidas protetivas estabelecidas pelo ECA. Quando existem situações como adolescentes alcoolizados ou crianças desacompanhadas dos pais nós fazemos os devidos encaminhamentos, preenchemos uma ficha com dados importantes e notificamos os responsáveis. Caso seja necessário direcionamos esses jovens para abrigos", explica.

Algumas ocorrências simples foram registradas. "Já no primeiro dia alguns adolescentes foram flagrados ingerindo bebida alcoólica e foram imediatamente encaminhados para um dos stands do Conselho Tutelar. No início da noite de hoje, quarta-feira, seis crianças foram flagradas desacompanhadas dos pais e nós realizamos todos os procedimentos", observou a assistente social Rosângela Dantas.