Arraial movimenta Mercado Thales Ferraz durante o Forró Caju

Cultura
17/06/2008 21h17

Com o intuito de oferecer um espaço especialmente dedicado a turistas e à família aracajuana, a Prefeitura de Aracaju apresenta uma novidade no Forró Caju 2008. Trata-se de um arraial instalado na área interna do Mercado Thales Ferraz. Obedecendo à programação da festa, o arraial conta com atrações regionais, que se apresentam até o dia 29 de junho. Além de se configurar como mais uma opção para se aproveitar o evento, o arraial aquece as vendas dos comerciantes que abrirão os estabelecimentos durante a festa.

Quem aproveita o arraial conta com apresentação de quadrilhas, trios pé-de-serra e espetáculos teatrais e de cordel. As atrações de cunho cultural, de acordo com o comerciante Márcio José Soares, se configuram como uma oportunidade de turistas e aracajuanos conhecerem melhor as peculiaridades sergipanas e, ao mesmo tempo, aproveitarem o espaço do mercado. "Muitas barracas de artesanato também abrem durante a festa, e os turistas podem conhecer melhor a nossa cultura através da música e dos produtos. Acredito que todos têm a ganhar com a mudança do arraial para este espaço", opina.

A comerciante Adriana Lima, que trabalha no mercado há seis anos, viu na presença do Arraial uma oportunidade de ter um lucro extra. A vendedora de castanhas e queijos também vende bebidas e churrasquinhos durante a festa. "Nós aproveitamos a oportunidade para diversificar os produtos e aumentar as vendas. Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira pela iniciativa, pois ele soube reconhecer as necessidades dos comerciantes", avalia.

Novidades

As grandes novidades do Forró Caju 2008 são a repaginação do piso da Praça Hilton Lopes, que proporciona mais conforto e segurança aos forrozeiros que circulam na apoteose máxima dos festejos juninos da capital; o projeto Transportando Forró, que durante o mês junino mantém trios pé-de-serra nos ônibus e terminais integrados da cidade; e a abertura do Mercado para a realização do arraial. Além das atrações regionais, um professor de dança está presente no arraial para auxiliar quem quiser aprender a dançar forró, e um posto de informações turísticas está aberto no local para auxiliar os turistas.