Parcerias firmadas entre associações de moradores e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), estão contribuindo para a elevação do número de pessoas qualificadas profissionalmente. Na tarde de ontem, terça-feira, mais 75 cidadãos receberam certificados pela conclusão dos cursos de Informática e Culinária, na Associação de Moradores do Bairro Luzia (Ambluz), localizada na Rua Perolina Silva Lima, 273.
O ato de encerramento dos cursos aconteceu em clima de contentamento e descontração, denotando entrosamento entre as turmas, instrutores e diretoria da associação. Prestigiaram o evento o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, a presidente da Ambluz, Antônio Milton, e os instrutores do curso de informática Ailton Alves Pereira Júnior, Cristiano Campos Nazário e de culinária Maria Geilza Santos.
A concludente Rosemeire de Araújo Vieira Santos falou em nome da turma. "Foi um curso bastante proveitoso para todos nós. Com certeza, novos caminhos serão abertos. Acredito que todos nós estamos de parabéns por termos ultrapassado mais uma barreira em nossas vidas. Agradecemos à Prefeitura de Aracaju e à Ambluz que, juntos, nos proporcionaram mais um aprendizado", disse Rosemeire.
Representando os instrutores, Ailton Júnior lembrou que a qualificação profissional é primordial para o mercado de trabalho. "Cada um tem o seu perfil, mas em qualquer área, é preciso a utilização da informática. Sigam em frente e alcancem os seus objetivos", afirmou.
O presidente da Ambluz, Antônio Milton, confirmou que é prazeroso ir a sede da Fundat e ser bem recebido pelo presidente Carlos Magno e, consequentemente, firmar parcerias para a realização dos cursos. "A nossa intenção é capacitar os moradores do bairro Luzia", revelou.
O presidente da Fundat, Carlos Magno, afirmou que a ordem é avançar sempre, conforme determinação do prefeito Edvaldo Nogueira. "Somos um órgão que prioriza a qualificação profissional. Entendemos que a capacitação é o caminho para inserção no mercado de trabalho", lembrou.
Na oportunidade, Magno lembrou que a Prefeitura de Aracaju firma parcerias com associações e demais entidades, mas que para isso, são adotados alguns critérios. "A Fundat é um órgão com credibilidade e, para tanto, quando recebemos a solicitação de cursos, pessoalmente visito as entidades para uma avaliação, se realmente é uma instituição que se volta para levar benefícios à comunidade", reforçou o presidente.