Prefeitura inaugura nova etapa da ciclovia da avenida Tancredo Neves

Transporte e Trânsito
19/06/2008 09h23

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inaugurou na noite de ontem, quarta-feira, a terceira etapa da ciclovia da avenida Presidente Tancredo Neves. Agora a cidade conta com um total de 44,8 km de vias especialmente construídas ou adaptadas para o tráfego de usuários de bicicletas. A solenidade foi encerrada com um passeio ciclístico com dezenas de participantes, como parte do projeto Ciclismo Legal, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para estimular e tornar mais seguro o uso da bicicleta.

O prefeito destacou na oportunidade a importância das ciclovias para a saúde da população, para a melhoria da mobilidade urbana e para a democratização de equipamentos públicos de lazer e transporte. "Essa obra é mais um passo para Aracaju continuar em busca da qualidade de vida para sua população. Hoje a cidade é referência nesse e em outros quesitos, como a extensão de ciclovias, com a maior malha do país", lembrou o prefeito, ao descerrar a placa de inauguração junto ao superintendente Antônio Samarone, à deputada estadual Tânia Soares e ao presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Sérgio Góes.

O novo trecho da ciclovia da Tancredo Neves tem 2,2 km, entre o viaduto Jornalista Carvalho Déda e a avenida Beira Mar, e foi construído sobre o canteiro central da avenida, sendo permeado por áreas verdes, com flores e árvores para oferecer maior beleza e conforto aos usuários. "Essas árvores foram plantadas aqui para poderem dar sombra a quem passa pela ciclovia, aliviando assim a incidência do sol e reduzindo o calor para quem está pedalando, já que Aracaju, como outras cidades do Nordeste, registra temperaturas consideráveis, especialmente no Verão", lembrou Samarone.

A obra durou cerca de 90 dias e foi executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), totalizando 6.508,57 m² de piso em concreto desempolado, contando também com serviços de arborização e paisagismo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A construção somou um investimento de R$ 591.597, 18, oriundos de recursos próprios da Prefeitura, por meio de convênio firmado entre a Emurb e a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). A conservação da área será feita pelo Banese, mediante convênio.

Todo o planejamento e o projeto da ciclovia foram realizados pela SMTT, que também ficou responsável pelos 1.500 metros de sinalização horizontal em todo o percurso, com faixas, indicadores de sentido e divisores de pista; além das 60 placas da sinalização vertical de trânsito e seis semáforos luminosos para ciclistas em pontos de retorno e no encontro da avenida Tancredo Neves com a Ministro Geraldo Barreto Sobral. A Superintendência ainda mobilizará agentes de trânsito para fiscalizar o respeito ao direito dos ciclistas no local.

Ciclismo Legal

Durante a inauguração foi sorteada uma bicicleta, dada de presente ao prefeito Edvaldo Noqueira pelo presidente da Caloi, Carlos Musa, na ocasião em que o empresário visitou Aracaju interessado em conhecer o projeto de mobilidade com bicicletas, desenvolvido pela Prefeitura. O ganhador foi o pintor Edson Rocha dos Santos, 39, que reside no bairro Porto D´Anta e utiliza as ciclovias para se deslocar de casa para o trabalho. "Estou muito feliz, tanto pelo prêmio como pela nova pista, que dá mais segurança para nós", destacou.

Ainda foram sorteadas outras quatro bicicletas, doadas por empresas da iniciativa privada parceiras do projeto Ciclismo Legal. A entrega aconteceu ao final do passeio ciclístico, iniciado na avenida Tancredo Neves. Esta foi a terceira edição do projeto, que já aconteceu no conjunto Augusto Franco, onde reuniu 75 ciclistas, e no bairro Bugio, onde reuniu outros 110 participantes. A iniciativa tem como objetivo estimular e tornar mais seguro o uso da bicicleta e deve contar com mais 40 edições nos diversos bairros da capital.

De acordo com o diretor de Ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda, a Prefeitura atua sobre as ciclovias em três frentes: a fiscalização, para garantir a conservação e o bom uso das ciclovias; o planejamento, para ampliação de malhas cicloviárias; e a educação, com campanhas e projetos. "A SMTT desenvolve a educação promovendo o Ciclismo Legal. Nesses passeios ensinamos aos participantes comportamentos corretos para tornar o trânsito mais humano e seguro para todos, passando dicas e orientações", acrescenta Lacerda.

Usuário da bicicleta como meio de transporte há mais de 20, o aplicador de gesso Anailton de Oliveira Santos, 35, destacou que se sente mais tranqüilo agora, aproveitando as ciclovias para fazer o percurso de casa para o trabalho. "Antes eu andava pelas avenidas, e os carros e ônibus 'tiravam fino', passavam perto mesmo da gente, e isso era perigoso demais. Muitos amigos e colegas meus já foram atropelados ou se envolveram em acidentes. Agora não vejo isso com as ciclovias", garantiu.

Para a estudante universitária Iamara de Oliveira Mendonça, 23, a iniciativa da Prefeitura de Aracaju é digna de elogios por ajudar a preservar a vida, tanto com o aumento da segurança para os ciclistas no trânsito, como estimulando a prática da atividade física. "Uso a bicicleta mais como lazer do que para me locomover, mas sei da importância desse espaço para as centenas de pessoas que a usam diariamente. A cidade se torna melhor com esse tipo de ação, que além de embelezar a cidade, a torna mais acessível para todos", afirmou Iamara.

Presenças

Também participaram da inauguração os secretários municipais Rosária Rabêlo (Assistência Social e Cidadania), Bosco Rolemberg (Governo), Tereza Cristina Cerqueira (Educação) e os presidentes de empresas municipais Fábio Silva (Serviços Urbanos) e Valmor Barbosa (Obras e Urbanização); o procurador Geral de Aracaju, Luiz Carlos; a presidente da Aracaju Previdência, Diva Elen; e o ex-presidente da Emsurb, Sílvio Santos. O ato contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, representando o governador de Sergipe, Marcelo Déda; do diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano, representando o presidente da instituição, João Andrade; e os vereadores Rosângela Santana, Daniel Fortes e Emannuel Nascimento, líder do prefeito na Câmara; o presidente do diretório estadual do PCdoB, Hallison Sousa, e o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Eduardo Henrique.