Passos sincronizados, mãos dadas e cabelos ao vento. Nesse clima gostoso de ritmos como baião, xote, xaxado e arrasta-pé, forrozeiros de todas as idades, estilos e classes sociais aproveitam os professores do arraial do mercado Thalez Ferraz, contratados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), para fazer o que mais gostam no período junino: dançar o autêntico forró no São João da Qualidade de Vida.
O sucesso é tamanho que os dançarinos não conseguem ficar parados um só segundo. A todo tempo o casal, vestido a caráter e esbanjando simpatia, é chamado para bater fotos, se apresentar e tirar alguém para arear a fivela. "As pessoas estão adorando. Fico cada dia mais surpresa com a animação e a participação do público, que vibra, aplaude e curte a noite inteira", comemora a professora de dança Mary Suzana.
É o caso do aposentado João Andrade, 75 anos, que mora no Rio de Janeiro e, como tem família em Sergipe, não perde nenhuma edição do Forró Caju. "Adoro o São João de Aracaju. É maravilhoso e a cada ano fica melhor ainda Sempre tem uma novidade e essa idéia dos dançarinos foi excelente. Estou tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendi nas aulas que fiz no Rio. É por isso que faço questão de participar todo ano", revela.
Aliás, quem realmente está roubando a cena e chamando a atenção são os mais velhos. "Por incrível que parece os idosos são os que dançam melhor e dão um show à parte. É impressionante o desempenho, o vigor e a animação deles. Os mais jovens, que integram essa geração do forró elétrico, têm mais dificuldade de executar os passos e nos procuram mais para aprender", revela o personal dance Gilvan Gonçalves.
Turistas
Os turistas ficam encantados com as coreografias e os passos sempre ligeiros dos forrozeiros, assim como a alegria e o colorido da festa. Direto de Santa Catarina para o Forró Caju pela primeira vez, a representante comercial Rita Binotto, 40, acompanhada do seu namorado, o sergipano Júlio César Passos, 54, era só entusiasmo e sorrisos com o arraial montado no mercado Thalez Ferraz.
"É tudo tão lindo e bem feito. A gente percebe os cuidados em cada detalhe. O que mais me chamou atenção foi a decoração, a organização e a programação. As bandas são ótimas e o evento tem um clima muito gostoso. Gostei dessa parte aqui, que é mais aconchegante, e da praça onde estão os palcos", comenta a turista catarinense que, a tirar pela empolgação, tem tudo para voltar na próxima edição do São João da Qualidade de Vida.