Samu registra noite tranqüila no Forró Caju

Saúde
20/06/2008 02h25
Início > Noticias > 35598

Até o momento menos de dez pessoas procuraram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta noite no Forró Caju. De acordo com a enfermeira Cíntia Guerra, esta noite de festa tem sido calma. "Por enquanto está tudo tranqüilo. Recebemos apenas alguns casos de atendimento clínico, dor de cabeça e pressão alta. Já na noite de ontem, foram registrados 52 atendimentos", conta.

Um dos casos mais freqüentes registrados pela equipe do Samu é o de pessoas alcoolizadas. Assim que o paciente chega ao local, uma equipe já está preparada para atendê-lo e dirigi-lo ao leito. Imediatamente um médico faz o diagnóstico, indicando os procedimentos necessários para restabelecê-lo. Sendo o paciente menor de idade, é efetuado o atendimento e encaminhado ao stand do Conselho Tutelar para as providências cabíveis.

Normalmente as equipes fazem todo o atendimento logo que o paciente chega ao stand. Caso este precise de um atendimento mais específico, é encaminhado para um dos hospitais da cidade em uma das unidades de suporte avançado (USA) ou básico (USB). A equipe que foi preparada para atender aos forrozeiros é composta por 35 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, estagiários de medicina e enfermagem, pessoal de apoio e os condutores das ambulâncias.