Professores de dança dão aula de forró dentro do arraial no Forró Caju

Cultura
20/06/2008 16h23

Trajados de cangaceiros, os professores de dança Gilvan Gonçalves, Wedja Andrade e Mary Ferreira encantam e chamam a atenção de turistas e sergipanos que visitam o arraial montado dentro do mercado Thales Ferraz, durante o Forró Caju 2008. Admirados com o charme e a beleza das vestes das tradicionais personagens, muitos presentes fazem questão de tirar fotos de recordação com o trio.

Com a ajuda do trio de facilitadores, os interessados podem aprender do passo mais simples, como xaxado, xote e baião até incrementar passos sofisticados. Os professores circulam sempre dentro do arraial convidando o público para testar as habilidades como forrzeiros.

Gilvan Gonçalves é digitador e professor de dança nas horas vagas e explica que a idéia do arraial é excelente, pois além de assistir as manifestações folclóricas como espectadorl ele ainda pode colocar em prática o ritmo mais quente do Nordeste, o forró. "A pessoa que visita o arraial ganha muito mais do que uma aula de dança de forró, ela leva consigo momentos únicos de nossa cultura" opinou.

Desde que começou o Forró Caju o lavador de carros, José dos Santos, não perde um só dia. Assim que termina o expediente vai direto para o arraial pôr em prática passos criados por ele mesmo. "Amo forró, principalmente o estilo pé-de-serra. Virei todos os dias forrofiar" promete.

A turista carioca Sandra Amaral, que visita Aracaju pela primeira vez diz que foi aconselhada por uma amiga a conhecer a capital da qualidade de vida e fez questão de passar as férias aqui. Ela revelou que está deslumbrada com tudo que vê e aproveitou a oportunidade para aprender a dançar forró. "Nunca dancei forró na minha vida, mas com um professor auxiliando é muito mais fácil" admite.

Professora de forró há mais de 15 anos, Mary Ferreira declara que não existir preço no mundo que pague a alegria em ensinar um público tão animado, que vem surpreendendo a cada noite de festa. "Na verdade aqui servimos apenas para incentivar os mais tímidos. Quem dá um show forró são eles mesmos" disse entusiasmada.

Com uma programação direcionada a apresentação de grupos folclóricos, quadrilhas juninas e trios pé-de-serra o arraial funciona das 16 horas até a meia-noite durante todos os dias do São João da Qualidade de Vida e é apenas mais uma das várias opções de diversão encontradas dentro do Forró Caju.