Mais uma unidade de ensino foi recuperada e ampliada dentro do Plano de Reformas da Rede Pública Municipal. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou na noite de ontem, quinta-feira, a nova quadra poliesportiva, biblioteca e espaço de convivência da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio. A obra beneficia cerca de dois mil alunos e representa um investimento em recursos próprios da ordem de R$ 906.500.
Em sete meses de trabalho intenso, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização da Prefeitura de Aracaju (Emurb) refez toda a estrutura elétrica; reformou os banheiros, o telhado e a cozinha; colocou revestimento cerâmico nas áreas de circulação; construiu muros com gradil, estacionamento fechado para os professores, passarela metálica entre os corredores e uma linda biblioteca com 131,84 m². Além disso, a quadra recebeu piso de alta resistência, alambrado, iluminação, arquibancada, tela de proteção e equipamentos esportivos.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, esses investimentos representam o compromisso do seu governo com o ensino de qualidade. "Hoje é um dia muito especial ao vermos que valeu à pena todo o esforço e todas as dificuldades enfrentadas. A escola está muito bem estruturada e organizada para prestar um excelente serviço aos alunos da Coroa do Meio. Esse momento representa algo fundamental para nós: não há futuro no país, no Estado ou no município sem uma educação de qualidade", destacou.
Edvaldo Nogueira aproveitou a oportunidade para reconhecer a dedicação e o empenho da direção da Emef Juscelino Kubitschek, que há anos desenvolve um trabalho de destaque na rede pública municipal. "Por mais que existem investimentos da Prefeitura, não se faz uma grande escola sem o compromisso do coordenador, dos professores e dos funcionários. O reflexo disso é a melhoria do aprendizado e a satisfação da comunidade escolar", reforçou o prefeito.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Teresa Cristina Cerqueira da Graça, a reforma significa um grande salto para a própria integração da comunidade escolar e extra-escolar. "Aqui existia um trabalho antigo na biblioteca levado à cabo pelos professores com muita seriedade, mas faltam instalações adequadas. Outra dificuldade era que as atividades festivas tinham que ser realizadas por turno porque não havia um espaço amplo para reunir todos os estudantes. Essas melhorias vão influir positivamente na melhoria da qualidade do ensino", ressaltou.
O resultado imediato desse investimento foi o impacto na auto-estima e na satisfação dos alunos, pais e educadores. "Quando tem benfeitorias na escola, a situação melhora para toda população, principalmente para quem estuda aqui. Espero que com essa quadra se invista mais em atividades esportivas", afirma a mãe de aluno Ângela Maria Vieira dos Santos, 28 anos. Aliás, o esporte parece ser uma vocação natural da Emef JK, que conseguiu o primeiro lugar nos Jogos da TV Sergipe entre as unidades da rede pública e o oitavo lugar geral.
"Agora a gente tem um espaço amplo para brincar e praticar futsal e handebol, que são os esportes que eu mais gosto. Todo mundo adorou", conta Nilson Nascimento, 14 anos, que cursa a 7ª séria. Seu colega de turma, José Valtenes dos Santos, 15 anos, ficou mais empolgado com a nova biblioteca. "Essa obra trouxe vários benefícios para a comunidade. Sempre uso a biblioteca para pesquisar, fazer os deveres e estudar. Ficou muito bonita e organizada", comemorou.
Maior escola da rede municipal e única de ensino fundamental localizada na Coroa do Meio, a Emef JK e mais outras cinco unidades de ensino estão incluídas no plano de reformas, beneficiando um total de cinco mil alunos aracajuanos de bairros como São Conrado, 18 do Forte, Manoel Preto e Cidade Nova. Criada em 1986, a escola conta hoje com quase dois mil alunos, distribuídos em 75 turmas nos três turnos e é uma das maiores da rede municipal de ensino.
Presenças
Prestigiaram a solenidade os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Luciano Pimentel (Planejamento) e Valmor Barbosa (Obras e Urbanização); o coordenador geral da Emef, professor José Ítalo Sobreira Correia; o vereador Emmanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara); o padre Anselmo Santos; os delegados do Orçamento Participativo José Benedito Silva e Jeltran Souza; além de professores, alunos e funcionários da instituição.