Prefeito participa da assinatura do protocolo de intenções entre a Microsoft e o Governo do Estado

Agência Aracaju de Notícias
20/06/2008 16h30

Mesmo sem ser possível dimensionar o número de pessoas beneficiadas pelas ações previstas no protocolo de intenções assinado hoje, sexta-feira, pela Microsoft e pelo Governo do Estado, não há dúvidas de que Aracaju experimentará os bons frutos dessa parceria. Durante a solenidade de formalização do acordo, realizada no final da manhã no auditório do Palácio dos Despachos, o governador Marcelo Déda e o presidente nacional da Microsoft Brasil, Michel Levy, detalharam os itens do protocolo, ressaltando que todas as iniciativas programadas têm o objetivo de promover o desenvolvimento de Sergipe através da produção e utilização de Tecnologias da Informação (TIs). O prefeito Edvaldo Nogueira também participou da cerimônia e assinou, como testemunha, o documento que firma as intenções das partes.

Entre as finalidades do acordo, estão a disponibilização de consultoria para o Governo e universidades, a oferta de cursos de capacitação na área de informática para professores e alunos, a doação de softwares para Organizações Não-Governamentais (ONGs) e instituições de ensino públicas e privadas, a criação do Centro de Inovação (dentro do SergipeTec), instalação de um Laboratório de Interoperabilidade na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o incentivo a projetos de empreendedorismo na área tecnológica, sobretudo para o desenvolvimento de softwares.

Para Edvaldo Nogueira, tudo isso será extremamente importante para Sergipe. "Esse projeto, em seu conjunto vai permitir o desenvolvimento do Estado, seja ajudando a formação de empreendedores, alunos e professores, seja incentivando a produção de tecnologia para resolver problemas locais. A tecnologia da informação hoje é a base para qualquer tipo de desenvolvimento. Com esse protocolo, o Governo do Estado mostra que tem uma visão extremamente moderna e que sabe da importância do conhecimento como ferramenta indispensável para o desenvolvimento social e econômico", destacou.

O governador Marcelo Déda agradeceu a parceria da Microsoft e definiu o protocolo como um instrumento para incentivar o uso de TI não apenas como ferramenta, mas também como uma atividade econômica capaz de criar empregos, renda e tributos. "Hoje é impossível pensar o mundo e a vida humana sem a tecnologia da informação. Nós compreendemos que se o objetivo central, do ponto de vista do desenvolvimento econômico, é colocar Sergipe nas oportunidades do bom momento que o Brasil oferece, não há como deixar de incluir nas prioridades do Governo a questão da tecnologia da informação", avaliou.

"Já fizemos a transição da economia industrial para economia do conhecimento. E o Brasil só vai se beneficiar dessa nova fase depois que se inserir e participar efetivamente dela, o que só será possível com iniciativas como essa de hoje. A inovação só é gerada a partir da educação, da ciência e da capacitação. Por isso precisamos criar um ecossistema, isto é, um ambiente favorável para atrair empresas de capital intelectual, o que vai permitir que Sergipe siga sua vocação", disse Michel Levy durante a solenidade, que contou com a presença de secretários de Estado, deputados estaduais e representantes de instituições de ensino superior.

Sintonia

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o protocolo de intenções entre a Microsoft e o Governo do Estado está em sintonia com a política que vem sendo adotada pela Prefeitura de Aracaju no sentido de promover a inclusão digital. Nos últimos anos, o administração municipal implantou vários laboratórios de informática em escolas e unidades de qualificação profissional e, além disso, ofertou cursos gratuitos de informática para a população de diversos bairros, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

"Temos a preocupação de assegurar o acesso do cidadão a computadores, internet e à tecnologia de maneira geral. Por isso, vamos inaugurar um telecentro na escola Valdice Teles. Também temos trabalhado intensamente na área de audiovisual, que tem uma base tecnológica muito forte. Tudo isso vai somando e ajudando para que a gente possa crescer e se desenvolver", frisou Edvaldo Nogueira.