Curso promovido pela PMA contribui para aumentar renda e auto-estima de mulheres

Formação para o Trabalho
25/06/2008 14h42

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), encerrou este mês mais um curso de pintura em tecido, que reuniu mulheres de gerações diferentes na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança.

Para o presidente da Fundat, Carlos Magno, a idéia não é transformar alguém em um grande expoente da pintura, mas possibilitar a expansão da forma de expressão individual de cada um e transformá-la em satisfação pessoal. "A pintura é terapia e fonte de renda. As técnicas são repassadas pela professora, mas a inspiração é inerente a cada um. Compete ao grupo produzir e aumentar a renda familiar", diz.

Terezinha Mota de Oliveira, 73, foi uma das participantes da iniciativa. Ela conta que o curso proporcionou até melhorias a sua saúde. "Só Deus sabe o quanto esse treinamento me fez bem. Espero participar de outros", diz, acrescentando que o aprendizado foi marcante, não só na área da pintura, mas também no encontro diário com as colegas, que se transformaram numa grande família.

"Fui a vovó da turma e, de acordo com a minha experiência, posso avaliar como nossa prefeitura é sensível. Conseguimos uma profissão, resta agora a dedicação", afirma.

O curo foi ministrado pela instrutora Erineide Amaral, que demonstrou satisfação em seu discurso de encerramento. "Também foi um grande aprendizado para mim. Conviver com mulheres dos 16 aos mais de 70 anos foi gratificante. Cada uma delas nos ensinou também de alguma forma", diz.