Atendimentos de saúde no Forró Caju demonstram tranqüilidade da festa

Saúde
28/06/2008 03h11
Início > Notícias > Atendimentos de saúde no Forró Caju demonstram tranqüilidade da festa

Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avaliam que os atendimentos realizados no Forró Caju 2008 estão dentro da média dos últimos anos e refletem a tranqüilidade da festa. A equipe apurou que foram atendidas 320 pessoas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192 Aracaju), do primeiro dia dos festejos, iniciado em 14 de junho, até esta sexta-feira, dia 27. A maior parte se deu por intoxicação alcoólica.

Segundo a coordenadora do Samu 192 Aracaju, Ivana Mendonça, desse total de ocorrências, em 145 delas foi necessário realizar remoções para hospitais da Prefeitura de Aracaju e para o Hospital João Alves. Um outro dado importante é que, de todos os atendimentos no Forró Caju, 53 foram prestados a adolescentes. A grande maioria foi por abuso de bebida alcoólica.

"O Forró Caju mantém a sua principal característica, que é a de um grande festejo popular que prisma pela tranqüilidade e segurança dos participantes. Mas é importante alertamos que é crescente o número de incidências e atendimentos por excesso de bebidas alcoólicas", disse o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Marcos Fonseca.

"Os jovens, em especial, devem aproveitar melhor essa festa, que é bonita. O Forró Caju traz alegria e os vários estilos da música nordestina proporcionam nostalgia, romantismo. Por isso, o ideal é aproveitar melhor o evento. Se a pessoa for beber, que não exagere. E ainda, lógico, se beber não dirija", reforça Ivana Mendonça.

No São João da Qualidade de Vida, a SMS, está ajudando a Prefeitura de Aracaju garantir a segurança e a tranqüilidade. O mini-hospital do Samu 192 Aracaju foi montado com três áreas distintas. A estrutura conta com sala de observação, sala de espera e recepção, unidade de estabilização e um total de 14 leitos. Dos leitos, 12 foram montados na área amarela e dois na área vermelha. A dimensão total do espaço é de 144 m².

Para dar suporte ao mini-hospital estão à disposição todas as noites uma Unidade de Suporte Avançado (USA), duas Unidades de Suporte Básico (USB) e um carro rápido. Juntas, essas viaturas fazem a interligação com os hospitais da cidade. "A função do Samu é atender os casos de urgência e emergência e estabilizar o quadro clínico do paciente. Dependendo do caso, o paciente é encaminhado imediatamente para os hospitais municipais Desembargador Fernando Franco (Zona Sul), Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e a urgência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).