Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avaliam que os atendimentos realizados no Forró Caju 2008 estão dentro da média dos últimos anos e refletem a tranqüilidade da festa. A equipe apurou que foram atendidas 320 pessoas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192 Aracaju), do primeiro dia dos festejos, iniciado em 14 de junho, até esta sexta-feira, dia 27. A maior parte se deu por intoxicação alcoólica.
Segundo a coordenadora do Samu 192 Aracaju, Ivana Mendonça, desse total de ocorrências, em 145 delas foi necessário realizar remoções para hospitais da Prefeitura de Aracaju e para o Hospital João Alves. Um outro dado importante é que, de todos os atendimentos no Forró Caju, 53 foram prestados a adolescentes. A grande maioria foi por abuso de bebida alcoólica.
"O Forró Caju mantém a sua principal característica, que é a de um grande festejo popular que prisma pela tranqüilidade e segurança dos participantes. Mas é importante alertamos que é crescente o número de incidências e atendimentos por excesso de bebidas alcoólicas", disse o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Marcos Fonseca.
"Os jovens, em especial, devem aproveitar melhor essa festa, que é bonita. O Forró Caju traz alegria e os vários estilos da música nordestina proporcionam nostalgia, romantismo. Por isso, o ideal é aproveitar melhor o evento. Se a pessoa for beber, que não exagere. E ainda, lógico, se beber não dirija", reforça Ivana Mendonça.
No São João da Qualidade de Vida, a SMS, está ajudando a Prefeitura de Aracaju garantir a segurança e a tranqüilidade. O mini-hospital do Samu 192 Aracaju foi montado com três áreas distintas. A estrutura conta com sala de observação, sala de espera e recepção, unidade de estabilização e um total de 14 leitos. Dos leitos, 12 foram montados na área amarela e dois na área vermelha. A dimensão total do espaço é de 144 m².
Para dar suporte ao mini-hospital estão à disposição todas as noites uma Unidade de Suporte Avançado (USA), duas Unidades de Suporte Básico (USB) e um carro rápido. Juntas, essas viaturas fazem a interligação com os hospitais da cidade. "A função do Samu é atender os casos de urgência e emergência e estabilizar o quadro clínico do paciente. Dependendo do caso, o paciente é encaminhado imediatamente para os hospitais municipais Desembargador Fernando Franco (Zona Sul), Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e a urgência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).