A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (REAP), realiza durante todo o dia de amanhã, quarta-feira, e até a próxima sexta-feira, dia 4, o Primeiro Encontro Municipal em Álcool e outras Drogas. O evento inicia a partir das 8 horas, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), e tem como tema ‘Desafios e Limites Atuais no Cuidado em AD: do Caps ao território'.
"O encontro está sendo construído justamente a partir do objetivo de formação de redes quentes de discussão e produção de pactos coletivos, rede esta que extrapola o âmbito do Caps AD, da saúde mental e da saúde como um todo, necessitando de articulação com a assistência social, a justiça, a segurança pública, a educação, a população e a cidade", comenta a coordenadora da Saúde Mental Municipal, Simone Barbosa.
Ao longo do ano de 2007 e também agora neste ano, muitos esforços estão sendo mobilizados na direção de implementação da política municipal de atenção a usuários de álcool e outras drogas. Um dos pontos centrais para seu fortalecimento é o entendimento de que a mesma é transversal, ou seja, só se desenvolve mediante articulação de redes e parcerias intersetoriais.
Vale destacar que, embora recente, o processo de Reforma Psiquiátrica em Aracaju é referência nacional. O município dispõe de uma rede de atenção em Saúde Mental bem equipada, com três Caps III, um Caps I, um Caps infantil, um CAPS Álcool e Drogas (AD), residências terapêuticas, uma urgência psiquiátrica, e assistência ambulatorial. Todos os serviços estão alicerçados nos princípios do SUS, da Luta Antimanicomial e da Redução de Danos.
Programação
Amanhã, quarta-feira - Constituição Histórico-Política da REAP de Aracaju e suas implicações para a política em AD
8 horas - mesa de abertura
8h30 - Mesa 1: Linha histórica da SM no Brasil e suas implicações para a política de álcool e outras drogas; linha histórica do PRD no Brasil (Décio Alves/coord. SM de Santo André e André Calazans/coordenação do PRD Aracaju)
Coordenador de mesa: Ariane Brum
10 horas - Lanche
10h30 - mesa 2: Linha histórica do Caps ia Vida, do Caps AD Primavera e do PRD de Aracaju (Ana Salmeron/coordenação Caps ia Vida; Wagner Mendonça/coordenação Caps AD Primavera e Renato Felisberto/redutor de danos).
Coordenador de mesa: Michele Vasconcelos
12 horas - almoço
14 às 17 horas - roda de conversa: atualizando a história da política em AD de Aracaju
Quinta-feira, dia 3 - Cartografando a política em AD de Aracaju
8 às 10 horas - mesa 3: legislação em SM, em AD e em ia: sua implementação em Aracaju (Francisco Cordeiro/Ministério da Saúde e Ana Raquel/Coordenação Estadual de SM)
Coordenador de mesa: Simone Barbosa
10 horas - lanche
10h30 às 12 horas - mesa 4: princípios clínico-político-institucionais do cuidado em AD
Clínica Transdisciplinar, Cuidado no território, Intersetorialidade - Liliana da Escóssia/Universidade Federal de Sergipe e PNH
Drogas na Contemporaneidade, Redução de Danos, Crack - Eugênia Nunez/Cetad Salvador e Décio Alves/coord. SM Santo André
Coordenador de mesa: Márcia Martins
12 horas - Almoço
14 às 17 horas - roda de conversa: o cuidado em AD. Colocando em análise o cotidiano
Sexta-feira, dia 4 - A dinâmica política-afetiva-institucional dos serviços que produzem o cuidado em AD
8 às 10 horas - mesa 5: Direitos Humanos, Cidadania e Violência nas políticas em AD. (Manoel Mendonça/UFS; Frederico Leão/UFRN e Michele Vasconcelos/apoiadora institucional SM Aracaju)
Coordenador de mesa: Ana Salmeron
10 horas - lanche
10h30 às 12 horas - Papo reto para entortar: estereótipos, preconceitos e estigmas no cuidado em AD
12 horas - Almoço
14 às 17 horas - Roda de conversa: perspectivas dos trabalhadores no cuidado em AD. Articulações, pactuações e encaminhamentos