Como forma de estimular o lazer e uma maior interação entre os moradores de diversas localidades, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem reformando praças por toda a cidade. As melhorias têm proporcionado aos aracajuanos a oportunidade de conviverem em ambientes visualmente mais atrativos e prazerosos. Prova disso está na reurbanização do largo Fernando Santos, no bairro Ponto Novo, conhecido por abrigar uma caixa d'água desativada.
O local recebeu melhorias por toda parte. A estrutura foi reconstruída, com novos bancos, canteiros e passeios, um parque infantil, rampas para deficientes e o deslocamento do ponto de ônibus para um local mais adequado. Fisicamente intacta ficou apenas a estrutura da antiga caixa d'água, que segundo os moradores mais antigos do local, chegou a abastecer o bairro, mas hoje, com a instalação de redes de fornecimento, virou patrimônio histórico.
Para embelezar o monumento, a PMA contratou o grafiteiro Carlos André Oliveira, morador do Ponto Novo, e o encarregou de fazer uma arte que representasse o dia-a-dia da comunidade residente nos arredores do Largo. "Procurei observar coisas ligadas ao cotidiano dos moradores. Toda sexta-feira, por exemplo, é montada uma feira aqui, então coloquei feirantes e barracas no desenho", relata André, demonstrando grande satisfação com a realização do trabalho, já que vê a estrutura todos os dias ao sair de casa. "Como sou daqui, tive um prazer a mais", ressalta.
Entre as demais figuras que compõem a arte, estão ainda quadrilheiros, araras, feiras, nuvens e coqueiros. Mesmo à noite, devido à iluminação especial instalada nos últimos dias, vai ser possível contemplar a novidade. Novidade que agrada aos moradores, independentemente do tempo em que residem nas proximidades.
"Moro aqui há menos de um ano; vi pouco como era antes, mas ainda assim dá para comparar e dizer que está bem melhor e mais bonito", opina o estudante Denisson Santos, 21. Já o marceneiro Jobson Farias, 39, mantém seu ateliê há mais de 10 anos em uma residência situada ao lado do largo Fernando Santos. "Está nota 10! Há muito tempo precisava de algo desse tipo", destaca.
Mais melhorias
A obra faz parte de um conjunto de intervenções urbanísticas que a Prefeitura programou para o bairro Ponto Novo. Além do largo Fernando Santos, mais quatro praças foram reurbanizadas: a praça da rua Cel. João Gonçalves com a rua Álvaro Nascimento, o largo professor Alcebíades Melo Vilas Boas, a praça entre as ruas Cel. José Menezes Filho e Oscar Nascimento e a praça entre as ruas Alfredo Lucas e Pedro Soares.