PMA investiu 2,9 milhões na sinalização de trânsito em 2008

Transporte e Trânsito
04/07/2008 10h24
Início > Notícias > PMA investiu 2,9 milhões na sinalização de trânsito em 2008

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem investindo continuamente nas sinalizações vertical e horizontal de trânsito, tanto na manutenção e implantação de placas e renovação de semáforos como pintura de faixas indicativas na cidade. Somente nos primeiros seis meses de 2008, foram investidos cerca de 2,9 milhões nesses serviços.

Somente na troca dos semáforos, já foram utilizados R$ 1,7 milhão. O serviço consiste na instalação de aparelhos modernos, gradativos e repetidores, com tecnologia Led - Ligth Emission by Dion (emissão de luz por diodo). Os modelos Led oferecem a condição de indicador de tempo e são mais econômicos.

A depender do cruzamento, os semáforos têm o tempo de abertura e fechamento implantados de acordo com o trânsito local. Esse serviço é feito por uma equipe da própria SMTT, responsável pela instalação, funcionamento e manutenção do sistema. Cerca de 120 pontos já contam com o novo modelo.

Já na reposição e implantação de novas placas e pintura de faixas, a PMA já investiu R$ 1,2 milhão. Os serviços foram reduzidos durante o mês de junho, devido à maior incidência de chuvas, mas já foram retomados e voltaram a ser executados normalmente nos diversos pontos de Aracaju.

Nos primeiros seis meses deste ano foram implantadas 700 novas placas. A cada mês, a fábrica da SMTT produz 60 placas, podendo chegar a 300. A prioridade de implantação de placas é para as vias próximas às escolas, hospitais, supermercados e outros locais de grande circulação de pedestres e veículos.

As ruas, travessas, ciclovias e avenidas da capital também ganharam 450 faixas dos mais diversos tipos, desde faixas de pedestre até as de divisão de pistas. Além disso, a SMTT já recebeu um novo carregamento de tinta especial de pintura em asfalto, para dar continuidade ao trabalho.

De acordo com o superintendente Antônio Samarone, esse investimento é parte do trabalho contínuo da Prefeitura para tornar o trânsito cada dia melhor em Aracaju. "A meta do prefeito é proporcionar acesso rápido e seguro a todos os lugares da cidade para os cidadãos, estejam eles a pé ou em bicicletas", resumiu.

Dentro dessa política, Samarone cita ainda a licitação em andamento para a compra de 600 bafômetros descartáveis para uso em blitze, os cursos já realizados para capacitação de condutores de carroças e motocicletas, a ampliação das ciclovias, qualificação dos agentes de trânsito e a modernização do sistema de passe escolar e vale transporte.