Primeiro Encontro Municipal em Álcool e outras Drogas é finalizado hoje

Saúde
04/07/2008 10h48
Início > Noticias > 35879

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (REAP), realiza desde a última quarta-feira e até a tarde de hoje, sexta-feira, o Primeiro Encontro Municipal em Álcool e outras Drogas. O evento tem como tema ´Desafios e Limites Atuais no Cuidado em AD: do Caps ao território´ e acontece no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

Dentre os aspectos levantados, houve explanação sobre a legislação em saúde mental no Brasil, direitos humanos e cidadania. A questão do preconceito e estereótipos foi tratada de forma aberta. Toda a política de debate foi pensada levanto-se em conta a vivência cotidiana dos profissionais junto aos assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

"O encontro foi construído justamente a partir do objetivo de formação de redes quentes de discussão e produção de pactos coletivos, rede esta que extrapola o âmbito do Caps AD, da saúde mental e da saúde como um todo, necessitando de articulação com a assistência social, a justiça, a segurança pública, a educação, a população e a cidade", comenta a coordenadora da Saúde Mental Municipal, Simone Barbosa.

Ao longo do ano de 2007 e também agora neste ano, muitos esforços estão sendo mobilizados na direção da implementação da política municipal de atenção a usuários de álcool e outras drogas. Um dos pontos centrais para seu fortalecimento é o entendimento de que a mesma é transversal, ou seja, só se desenvolve mediante articulação de redes e parcerias intersetoriais.

Vários parceiros participaram e apoio o encontro: Defensoria Publica do Estado de Sergipe, Ministério Público, Vara de Execução em Medidas e Penas Alternativas (Vempa), Polícia Militar. Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). "A intenção é a troca de experiência entre esses setores", afirma Simone Barbosa.

Vale destacar que, embora recente, o processo de Reforma Psiquiátrica em Aracaju é referência nacional. O município dispõe de uma rede de atenção em Saúde Mental bem equipada, com três Caps III, um Caps I, um Caps infantil, um Caps Álcool e Drogas (AD), residências terapêuticas, uma urgência psiquiátrica, e assistência ambulatorial. Todos os serviços estão alicerçados nos princípios do SUS, da Luta Antimanicomial e da Redução de Danos.