Prefeitura cadastra fornecedores para Feira Modelo do Santa Maria

Articulação Política e das Relações Institucionais
04/07/2008 18h24

A Prefeitura de Aracaju realizou uma reunião na tarde de hoje, sexta-feira, com produtores rurais que têm interesse em fornecer materiais a serem comercializados na Feira Modelo do bairro Santa Maria. O encontro foi intermediado pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) e contou com a participação de representantes da Cooperativa de Feirantes Livres do Santa Maria (Cooperfeira) e de gestores de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (DRS/BB), parceiro do projeto.

Na oportunidade, pecuaristas, agricultores, apicultores, granjeiros e artesãos convidados discutiram condições de fornecimento de seus produtos para os moradores cadastrados que trabalharão como feirantes na Feira Modelo, que terá início no dia 11 deste mês. Inicialmente o projeto contará com 80 bancas, mas a idéia é ampliar esse número para 150 até o final do ano. "O objetivo desta reunião era identificar quem está apto a fornecer para a feira", explicou o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.

O secretário foi o responsável por apresentar todo o projeto da Feira Modelo aos produtores, oriundos dos municípios de Aquidabã, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Ribeirópolis. Rômulo ainda explicitou que a Prefeitura de Aracaju planejou a criação da Feira como forma de desenvolver o empreendedorismo dos moradores do bairro. "Pretendemos que esses trabalhadores tirem seu próprio sustento dentro de condições favoráveis, fornecendo produtos de qualidade e a preços de mercado, não só para o público do Santa Maria como para toda a Aracaju", reforçou Rômulo.

A reunião ainda contou com representantes do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), que também tem colaborado tecnicamente com o projeto. Na seqüência, as equipes da Prefeitura, da Cooperfeira e do Banco do Brasil foram à Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, no Santa Maria, para uma nova reunião, a partir das 18 horas, desta vez com os moradores/feirantes cadastrados no projeto para discutir novos detalhes. Neste novo encontro, também serão apresentados alguns desses fornecedores habilitados junto ao DRS.

A Feira Modelo é resultado de uma plenária realizada no Bairro Santa Maria e vem sendo elaborado desde o início de 2007. Pelo projeto, o fornecimento das mercadorias será feito diretamente do produtor aos feirantes, descartando os atravessadores. Desta forma, os feirantes comprarão os produtos mais baratos e, conseqüentemente, repassarão com preços mais acessíveis ao consumidor, que poderá também fazer as compras utilizando cartões de crédito. Além disso, a Feira trará toda uma configuração mais moderna e organizada, trazendo mais conforto e segurança para todos.