Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Aracaju será premiado em Brasília

Saúde
07/10/2008 17h46
Início > Noticias > 35916

A Prefeitura de Aracaju recebeu um importante reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo na área de saúde bucal. O município foi um dos 15 escolhidos para serem agraciados com menção honrosa do Prêmio Brasil Sorridente, que será entregue pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) a cidades de todo o país que se destacaram no ano de 2007.

A solenidade está marcada para amanhã, quarta-feira, às 17h, no Palácio do Planalto, em Brasília. Vão participar da cerimônia o presidente da CFO, Miguel Álvaro Santiago Nobre, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente Lula, que na ocasião será homenageado.

A capital sergipana, que tem 520.303 habitantes, conta com 43 unidades básicas de saúde e 163 cirurgiões dentistas em 61 equipes de saúde bucal, o que confere o atendimento a 453.664 habitantes, ou seja, 88,62% dos moradores.

Somente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Augusto Franco, são 28 cirurgiões dentistas e 10 atendentes de consultórios dentários. Além disso, a rede municipal conta com urgência odontológica 24 horas, que funciona no Hospital Nestor Piva.

Para o secretário de Saúde de Aracaju, o médico Marcos Ramos, a premiação é o reconhecimento de todos os investimentos da Prefeitura na melhoria dos serviços. "O prêmio é resultado do fortalecimento do Sistema Único de Saúde e mostra a visão que a Secretaria Municipal de Saúde tem do homem como um todo", afirma o secretário.

"Em Aracaju o tratamento mais procurado é o clínico (extrações e restaurações) nas unidades básicas. Já na unidade especializada, o tratamento endodôntico e as cirurgias são os mais requisitados", informa a coordenadora de Saúde Bucal do Município de Aracaju, Iucema Santana.