Centros de Atenção Psicossocial da SMS realizam 1º Brechó de Saúde Mental

Saúde
08/10/2008 16h03
Início > Notícias > Centros de Atenção Psicossocial da SMS realizam 1º Brechó de Saúde Mental

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ontem, quarta-feira, o 1º Brechó de Saúde Mental dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Bolsas, sapatos, calças, camisas, vestidos e bijuterias doados pela comunidade foram postos à venda a preços populares na Praça 18 do Forte, na avenida Visconde de Maracaju. A procura por peças de vestuário baratas e em bom estado de conservação foi grande durante todo o dia.

A ação tem como objetivo arrecadar fundos para projetos de geração de renda para os usuários dos Caps. De acordo com a psicóloga e membro do Núcleo de Gestão de Cuidado Interredes da Rede de Atenção Piscossocial (Reap), Ariane Brum de Carvalho, a expectativa é dar continuidade à realização de brechós em outros bairros da cidade. Para ela, essas ações trazem benefícios aos usuários dos Caps. "Atividades como essa são importantes para efetivarmos o projeto de Saúde Mental, promovendo a inclusão social e a construção da cidadania dos usuários dos Caps", afirma a psicóloga.

Grupo Viver Melhor

Ajudando a compor o cenário do 1º Brechó de Saúde Mental dos Caps, uma barraca de artesanato produzido pelo Grupo de Mulheres Viver Melhor oferecia à população uma grande variedade de produtos artesanais, como bolsas, tapetes, bijuterias e utilidades para o lar.

O Grupo Viver Melhor é formado por usuárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, beneficiárias do programa Bolsa Família do Governo Federal e usuárias da Referência em Saúde Mental Francisco Fonseca. Essas mulheres se reúnem todas as segundas-feiras e durante o encontro confeccionam produtos artesanais que são vendidos na loja recém-inaugurada do Grupo e em eventos promovidos pela SMS.

Segundo a assistente social da USF Francisco Fonseca, Lara Verônica, o lucro é dividido entre as participantes. Para ela, as atividades desenvolvidas pelo grupo, além de gerar lucro, ajudam no processo de socialização e recuperação dessas mulheres. "Os trabalhos proporcionam saúde e renda e também são um meio de inclusão social. As atividades fazem com que as usuárias sintam-se pertencentes à comunidade", declara Lara Verônica.

A loja do Grupo Viver Melhor fica localizada na Rua do Carmo, nº20, bairro Santo Antônio.