Programa de reurbanização e construção de praças beneficia várias comunidades da capital

Infraestrutura
08/10/2008 12h14
Início > Notícias > Programa de reurbanização e construção de praças beneficia várias comunidades da capital

Reafirmando a preocupação com a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju, entre outras medidas, busca garantir aos cidadãos espaços públicos úteis e bem-estruturados. Exemplo disso são três praças localizadas que passam por reurbanização e estão quase prontas para serem entregues à comunidade. Uma delas, localizada entre as ruas ‘M' e ‘L', na comunidade Ponta da Asa, promete se transformar em um importante ponto de lazer para os moradores da região. As obras são coordenadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O processo de reurbanização faz parte de um programa que prevê um conjunto de benefícios para cada praça, como parque infantil, quadra de esportes, área de contemplação - que conta com a colocação de mobiliário urbano - arborização, lixeiras e iluminação adequada. De acordo com a arquiteta e urbanista da Emurb, Angélica Rocha, a questão da acessibilidade também é priorizada em todas as praças construídas ou reformadas pela Prefeitura, com a colocação de rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil.

No quesito ‘equipamentos esportivos', existe o cuidado de equipar as quadras com alambrado. "Nós prezamos pelo direito de ir e vir do cidadão e que ele exerça esse direito com conforto e com todos os equipamentos necessários ao lazer", explica Angélica. O roteiro de obras da Emurb contempla todas as regiões da cidade e todas as praças recebem todos os itens previstos no nosso programa.

Ainda segundo a arquiteta da Emurb, as obras buscam respeitar a cultura de cada região. "Por exemplo, se tem uma praça pequena que só tem uma quadra, mas a população já a utiliza há muito tempo, nós reformamos respeitando os costumes da população", aponta. Na praça recém-reformada do Castelo Branco, conhecida como ‘Praça da Caixa D´água', a Emurb procurou dar ênfase ao elemento que caracteriza o local. Uma arte em ‘grafite' ornamenta a caixa d´água, que ganhou mais destaque.

Para que a nova área de convívio da comunidade Ponta da Asa obtivesse o melhor resultado possível, foi gasta a importância de R$ 207 120, 96. A colocação da grama e das árvores que ornamentam o lugar ficou ao encargo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O processo de arborização, além de embelezar a cidade, é importante na redução da sensação de calor, e torna os momentos de lazer nas praças ainda mais agradável. "Com certeza os cidadãos desta comunidade têm muito que comemorar com a nova praça", afirma Angélica.