Para comemorar o Dia Nacional da Saúde Mental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza hoje e amanhã o 2º Encontro Inter-redes da Atenção à Pessoa em Crise. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Complexo Integrado Cerest/Ceps, localizado na rua Luis Carlos Prestes, bairro Ponto Novo
A iniciativa do Encontro é da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (Reap). "Na Reap realizamos um trabalho de estreitar a articulação com outras redes do SUS Municipal, que são envolvidas no cuidado a usuários em sofrimento psíquico e ou usuários de álcool e drogas", explica a coordenadora da Rede, Simone Babosa.
Segundo ela, o 1º Encontro Inter-redes foi realizado em abril de 2007. "Este ano, durante dois dias, vamos abordar os princípios e as diretrizes do Acolhimento Noturno em CAP III e as ocorrências em Saúde Mental pelo SAMU", conta. Amanhã, sexta-feira, Dia Nacional da Saúde Mental, o evento será encerrado com apresentações artísticas de usuários do CAPS AD Primavera e do CAPS I Vida.
Atividades
No mês de setembro e início de outubro, as equipes multidisciplinares da Reap já realizaram atividades sociais e interativas voltadas à qualificação dos cuidados de usuários com transtornos mentais. Além disso, como parte do Projeto Movimento, a Rede realizou o II Torneio Intercaps de Futsal. As competições entre usuários foram realizadas no Ginásio de Esporte do Clube do Banese.
Ontem, quarta-feira, aconteceu o Brechó da Saúde Mental, para arrecadar fundos destinados a projetos de geração de renda a serem implementados para usuários com transtornos mentais. O brechó foi realizado na praça do bairro 18 do Forte.