Museu e Teatro recebem alunos da rede municipal

Educação
09/10/2008 07h11
Início > Notícias > Museu e Teatro recebem alunos da rede municipal

Dentro da programação especial para a Semana da Criança promovida pela Prefeitura de Municipal de Aracaju (PMA), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está levando os pequenos homenageados a visitas especiais. Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do Museu do Homem Sergipano, enquanto os alunos das Emefs Maria da Glória Macedo e Alencar Cardoso foram ao Teatro Lourival Baptista assistir à peça 'Onça Pintada.

Enquanto o grupo aprendia no teatro sobre a importância da preservação da natureza e os malefícios que a sua destruição acarreta para uma sociedade, no museu, uma encenação ao estilo teatro de bonecos demonstrou para os novos visitantes qual a função do espaço, desmitificando a idéia de que museu é um lugar repleto de coisas velhas, mas sim, de coisas antigas e que constituem a história de um povo.

"A valorização das raízes e o conhecimento da cultura sergipana é umas das finalidades de divertir ensinando, ao longo dessa semana", explicou a professora da 3ª série do Ensino Fundamental da Elias Montalvão, Vânia Laís dos Santos. Para ela, atividades desse tipo promovem o desenvolvimento intelectual, despertam a atenção e a compreensão sobre os assuntos abordados em sala de aula.

"Flechas, batuques, potes de barro e diversos instrumentos que antes eram usados na sociedade estão dentro do museu. Pude conferir de perto coisas que não sabia que existiam, e que agora tenho conhecimento de que fazem parte da nossa história", declarou André Santos, 9 anos, aluno da 3ª série.

Já no teatro, um dos integrantes do grupo de teatro Raízes e ator da peça 'A onça pintada', Beto Marques, falou sobre o quanto é importante preservar o meio ambiente, mensagem que tenta ser passada através da encenação teatral, por acreditar que desta maneira, a idéia ficará por mais tempo gravada na memória do público infantil.

"Ensinar com a arte é algo que fica para sempre, pois além de trabalhar o lado pedagógico, também atua na parte psíquica", comentou. O ator afirmou ainda que trabalhar com o meio ambiente é algo que não deve ser feito de maneira esporádica, mas constante. "A educação ambiental é algo que deve ser estimulada o tempo inteiro, e se isso é passado através de forma agradável, como no teatro, certamente será uma lição que vai ficar para o resto da vida", conclui.

Lúdico auxilia entendimento

Durante toda a peça os alunos deram sua contribuição, pois interagiram com o grupo. "Essa participação mostra o quanto a arte é fundamental na escola", ressaltou Beto Marques. Voltada para o público infantil, a idéia da peça surgiu por conta das histórias que o diretor geral do espetáculo, Jorge Lins, contava para o seu filho todos os dias.

O coordenador administrativo da Emef Alencar Cardoso, Sandoval Lima, ressaltou o quanto essas atividades acrescentam no aprendizado do aluno. "Essa é uma ótima maneira de aprendizagem. A integração, a maneira de falar, o comportamento, tudo isso muda quando se apresenta ao estudante novas formas de conhecimento", destacou.

Para Diogo Santana, 12, aluno da Emef Maria da Glória Macedo, a principal mensagem que foi absolvida durante o espetáculo foi, sem dúvida, a necessidade e importância de preservar o meio ambiente. "Não maltratar os animais e cuidar da natureza são ações fundamentais para a construção de um meio ambiente", disse.