Prefeitura apóia programa de auxílio ao pequeno agricultor

Agência Aracaju de Notícias
09/10/2008 14h24
Início > Notícias > Prefeitura apóia programa de auxílio ao pequeno agricultor

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), foi lançado na manhã de hoje, quinta-feira, um novo projeto de auxílio à produção agrícola e agropecuária de famílias e cooperativas sergipanas: o Clube dos Produtores. A iniciativa partiu do grupo Wal-Mart Brasil, presente na capital sergipana através da rede de supermercados Bompreço. A solenidade inaugural aconteceu no Hiper Bompreço Jardins e contou com a presença do secretário municipal de finanças, Jéferson Passos, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O Clube tem como objetivo dar aos produtores acesso ao mercado de varejo por meio das lojas da rede de supermercados do Wal-Mart, hoje presente em 17 Estados do país. Em Sergipe mais de 50 itens de nove produtores já estão cadastrados para comercialização. "A idéia é muito interessante porque cria um canal direto entre o produtor e quem comercializa seu produto, possibilitando um ganho para todas as partes e principalmente reduzindo o preço final", ressaltou Jéferson.

De acordo com o secretário, os produtores aracajuanos de diversos segmentos serão estimulados a integrar o programa. "Vamos trabalhar, através do Orçamento Participativo (OP) e das secretarias municipais que lidam com essas associações de produtores, para que haja uma participação e essas pessoas possam incrementar suas rendas", colocou Jéferson. "Queremos que os produtores de Aracaju também participem", complementou.

No interior do Estado, com a colaboração da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), serão contemplados produtores de municípios como Itabaiana, Malhador, Campo do Brito e Neópolis, beneficiando diretamente mais de 20 famílias. "Essa iniciativa deve ser ampliada de forma que os micros e pequenos produtores possam suprir os segmentos da indústria", destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.

A geração de emprego e renda nas localidades participantes foi destacada pelo vice-presidente de perecíveis do Wal-Mart, José Roberto Sanches, que ficou responsável por apresentar o Clube dos Produtores às autoridades, representantes de associações e executivos presentes no lançamento. "Ao comprar o produto no Clube, o consumidor estará apoiando toda a cadeia produtiva local e estimulando o crescimento das regiões onde os produtos foram feitos", concluiu.

Entre os produtores já inseridos está Débora Lima, que trabalha numa empresa que produz ervas medicinais no município de Santana do São Francisco. "Como produtor é um prazer trabalhar num projeto como esse. Há um ano que venho tentando emplacar meu produto no mercado e de repente tenho essa surpresa", comemorou Débora.