A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária do Município realizou na manhã de hoje, sexta-feira, uma blitz em diversos pontos da cidade para coibir a prática ilegal do comércio de chumbinho (famoso veneno utilizado contra ratos).
As ações foram realizadas na esquina da rua Santa Rosa com José do Prado Franco, no Centro de Aracaju, além das feiras dos bairros São José e Suíça e conjunto Castelo Branco. Na operação foram aprendidas 338 papelotes de chumbinho prontos para o comércio, além de dois quilos do veneno dentro de uma garrafa de plástico. Ainda foram recolhidas 233 mídias de DVD's pirata. Todo o material aprendido deve ser encaminhado para o Ministério Público.
Segundo o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, a ação de hoje derivou de um acordo firmado no Ministério Público no fim do mês passado. "Ficou estabelecido que Emsurb, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária devem realizar pelo menos uma ação deste tipo por mês. Mas nós já estamos vendo a possibilidade de realizar fiscalizações mais freqüentes", revelou.
Para o coordenador da fiscalização da Emsurb, Daniel Lessa, algumas áreas já são conhecidas. "Nós já temos alguns pontos conhecidos em que essas pessoas costumam comercializar o chumbinho, então é importante realizar este tipo de ação. Não esperávamos ter encontrado essa quantidade apreendida, portanto posso afirmar que a operação foi bem sucedida", disse.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, subtenente Silvestre, a maior dificuldade é prender os indivíduos que praticam o comércio ilegal. "Eles percebem a ação logo quando chegamos e abandonam o local deixando os produtos para trás. É importante intensificar essas ações. Temos que desenvolver um trabalho a paisana para surpreender esse comércio", ressaltou.
A gerente de Educação Sanitária da Prefeitura, Jackeline Andrade, explica que o chumbinho é um produto altamente nocivo à saúde. "O problema é agravado porque eles - os comerciantes - misturam pólvora e outros produtos. Quando uma vítima é encaminhada ao hospital, o médico encontra dificuldades em tratar o problema", falou. Jackeline explicou ainda que o chumbinho não extermina as colônias de ratos. "Ele serve apenas para matar apenas o rato que ingeriu o veneno", esclareceu.