Prefeito empossa Silvio Santos na presidência da Emsurb

Serviços Urbanos
13/10/2008 13h42
Início > Noticias > 35985

Depois de seis meses afastado para disputar a eleição, o vice-prefeito de Aracaju a partir de 1º de janeiro de 2009, Silvio Santos, voltou a assumir na manhã desta segunda-feira, dia 13, a presidência da Empresa Muncipal de Serviços Urbanos (Emsurb) no lugar de Fábio Silva, que retornou à Diretoria Administrativo-Financeira do órgão. A prestigiada solenidade, realizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), contou com a participação do prefeito reeleito Edvaldo Nogueira, de secretários municipais e estaduais, deputados, vereadores e servidores públicos.

Em seu discurso de posse, Silvio Santos assumiu o compromisso de trabalhar ainda mais para executar o programa de governo aprovado pela população no último dia 5 de outubro. "Tive a felicidade e o privilégio de voltar à Emsurb para continuar ao lado dessa equipe extraordinária e bem-sucedida. Darei o máximo ao povo aracajuano, irei cumprir as metas e objetivos assumidos nos últimos meses e farei mais e melhor para corresponder às expectativas que nos foram depositadas nas ruas da cidade", afirmou.

Edvaldo Nogueira fez uma retrospectiva da trajetória política do novo presidente da Empresa de Serviços Urbanos, iniciada como militante do movimento sindical até chegar a assessor da Presidência da República no governo de Lula, e ressaltou a sua lealdade e companheirismo. "Silvio Santos deu uma valiosa contribuição ao projeto de transformação iniciado com a minha eleição e a de Marcelo Déda em 2000 e continuará sendo imprescindível nos próximos quatro anos para a construção de uma cidade cada vez mais voltada para a melhoria da qualidade de vida", ressaltou.

O prefeito também destacou a atuação de Fábio Silva nos últimos seis meses, baseada em valores como competência, ética e determinação "que o fizeram um dos maiores executivos da Prefeitura Municipal de Aracaju". "O sentimento é de dever cumprido. Agora vamos dar continuidade a esse trabalho que vem dando certo e retornar à diretoria Administrativo-Financeira abraçando de forma mais firme nossa obrigação de cumprir as metas do prefeito Edvaldo Nogueira e da nova presidência de Silvio Santos", destacou Fábio Silva.

Biografia

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo, Silvio Santos iniciou sua militância política no começo dos anos 80 no movimento sindical. Paralelamente, ajudou a construir o PT em Sergipe. Fez parte da direção nacional e estadual do partido, assumiu a coordenação do Orçamento Participativo do município de Aracaju e ajudou a implantar uma importante política de participação popular nos processos de decisão.

Logo depois da vitória histórica de Lula, se mudou para Brasília a convite do presidente da República para assumir a Secretaria Nacional de Articulação Social, atividade que desempenhou de 2003 a 2006 com o objetivo de abrir um canal de diálogo permanente com os movimentos sociais. Com a saída de Marcelo Déda para o Governo do Estado, foi convidado pelo prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Governo. Logo depois, presidiu a Emsurb e implantou uma gestão marcada pela dinamização da limpeza pública, hoje um dos serviços mais bem avaliados pela população, com 96% de aprovação.

Sua atuação na Empresa de Serviços Urbanos também foi marcada pelo combate à poluição visual e à revitalização do Parque Augusto Franco (Sementeira). Esse importante espaço de lazer, esporte e integração recebeu toda a infra-estrutura necessária para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos. Os investimentos incluíram paisagismo, reformas e projetos inovadores como Domingo no Parque, Academia da Cidade, Farmácia Viva e Casa de Ciência e Tecnologia.

Presenças

Prestigiaram a solenidade a deputada estadual Tânia Soares, o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Góes, os vereadores Francisco dos Santos (Chico Buchinho), Rosângela Santana e Magal da Pastoral, os secretários municipais Lucivanda Nunes (Chefia de Gabinete), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Dulcival Santana (Planejamento), Antônio Samarone (SMTT), Carlos Magno (Fundat), Marcos Ramos (Saúde), Lucimara Passos (Governo), Luiz Carlos (Procuradoria Geral) e Wilza Cláudia (Controle Interno), além do secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, e do comandante da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre, e dos vereadores eleitos Simone Góes, Matos e Ivaldo José.