"A escola de Baden-Powell - cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de estado no Brasil". Esse foi mais um livro lançado junto aos professores da rede municipal de Ensino pela Secretaria Municipal da Educação, dentro do projeto "O autor vai ao professor, do Programa Horas de Estudo. Esta iniciativa é coordenada pela Diretoria de Educação Básica da Semed, e desde o seu início, já aproximou dos docentes da rede municipal autores como a professora Maria Thétis Nunes. O lançamento aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), no bairro Siqueira Campos.
A Escola de Baden-Powell é uma obra do sergipano Jorge Carvalho do Nascimento, voltada para os profissionais da educação, e tem como objetivo fazer um estudo das diversas práticas pedagógicas que existem fora da escola. Para isso, o autor toma como exemplo um movimento importante do século XX: o escotismo. Jorge Carvalho usa como referências para o desenvolvimento do conteúdo teórico como Alexis de Tocquevile, William James e John Dewey.
Tem ainda dentre os objetivos chamar a atenção para a dimensão mais importante do escotismo: a de ser o movimento fundado pelo lord Robert Baden-Powell uma pedagogia ativa, inserida no contexto das reformas educacionais que embalaram diferentes países europeus e americanos durante as primeiras décadas do século XX.
Cerca de 50 coordenadores estiveram presentes à solenidade, além de técnicos da Semed e da secretária Tereza Cristina Cerqueira da Graça. "A escola é uma instituição muito importante, mas não é a única que cuida da Educação. Existem outras entidades que contribuem para essa formação e a unidade de ensino deve estar aberta para receber esse tipo de contribuição", ressaltou Jorge Carvalho.
Para ele, estudar as diversas propostas e os diversos modos de educar que se desenvolveram no século XX ajudariam a entender a necessidade que a sociedade tem de formar associações livres para tratar de assuntos abrangentes. Um exemplo desse tido de associação livre é o Alcoólicos Anônimos (AA).
"O trabalho e a pesquisa desenvolvidos para a composição deste livro revelam pontos da educação que pensamos serem novos, mas que não são, como a educação para o auto-governo e a auto-disciplina, que são preocupações para a escola. Dessa forma, a leitura sobre esse assunto nos leva a refletir sobre a nossa realidade hoje, pois conhecendo novos valores literários e acadêmicos podemos refletir sobre a educação como um todo", explicou a secretária da Educação de Aracaju, Tereza Cristina.
Para a coordenadora do Programa Horas de Estudo e responsável pela Diretoria de Educação Básica, a professora Patrícia Rosalba, a obra oferece aos docentes mais uma forma de adquirir conhecimento. "As informações que o livro apresenta vão auxiliar e contribuir para aquisição de conhecimento para o professor, e conseqüentemente, a melhoria da qualidade de ensino", conclui.
O autor
Jorge Carvalho do Nascimento é professor do Departamento de História e do curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Sergipe, e foi coordenador do núcleo de pós-graduação em Educação desta mesma universidade. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuou como pesquisador na Johan Wolfgang Göethe Universität de Frankfurt, na República Federal da Alemanha, e coordena o grupo de pesquisa em História da Educação da UFS, e também é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Foi secretário da Educação e secretário de governo do município de Aracaju, tendo também exercido o cargo de superintendente de turismo do Estado de Sergipe.