Dia de Todas as Crianças tem diversas atividades de lazer e educativas

Funcaju
14/10/2008 15h36
Início > Noticias > 35996

O ‘Dia de Todas as Crianças', realizado na Orla de Atalaia no último domingo, 12, teve diversas atividades, como a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, de 11 corais em mais de 400 vozes, atividades esportivas para portadores de necessidades especiais, ‘Tenda da Alegria', organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, e a exposição fotográfica de Jorge Henrique na Galeria de Arte, além do transporte gratuito oferecido aos usuários de ônibus.

Pensando na hidratação de crianças e acompanhantes, foram montados nove pontos de distribuição gratuita de água mineral e picolés. "Estou gostando de tudo, principalmente, do pula-pula, do escorregão e dos picolés. Todas as crianças estão felizes como eu", declarou Beatriz Andrade, 8.

Para o presidente da Funcaju, Sérgio Lima Oliveira, a festa foi um presente não só para as crianças como para a cidade. " O Dia de Todas as Crianças foi a festa da alegria. O Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju e a Funcaju estão de parabéns. Um evento que contou com pessoas de várias idades se divertindo com o grau de organização e dimensão que essa festa tomou", declarou.

O lazer estava presente a cada metro quadrado da Orla. Crianças que nunca tiveram a oportunidade de visitar o Oceanário puderam entrar gratuitamente, assim como andar em brinquedos motorizados e nos carros do kartódromo, sempre acompanhados por instrutores. "É uma maneira maravilhosa de celebrar o 'Dia das Crianças' como elas merecem. Alegria, diversão e muitas cores. A Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo do Estado estão de parabéns", disse a dona-de-casa Augusta Mendes, que estava acompanhada dos seus três filhos.

Além das diversas atividades recreativas para as crianças, alguns espaços com brincadeiras e jogos foram destinados a pessoas especiais. A universitária Raíssa Teixeira, 19, elogiou a iniciativa. "Realmente foi um dia para todas as crianças, afinal estas pessoas são verdadeiras crianças crescidas e eternas. Uma ação luovável de inclusão social", destacou Raíssa.

Palcos também foram montados para as apresentações artísticas dos alunos de diversas escolas municipais e estaduais. Em um dos enormes circos montados, o espetáculo ‘Este é o Meu Lugar', realizado por alunos do Instituto Recriando encantou crianças, jovens e adultos. A Polícia Militar garantiu a tranqüilidade de todos os que desfrutavam do dia e nenhum incidente foi registrado.

O palco principal recebeu no final da tarde a Orquestra Sinfônica de Sergipe. Regida pelo maestro Guilherme Mannis, a ORSSE apresentou o concerto ‘Pedro e o Lobo'. Os componentes estavam caracterizados com máscaras dos personagens das histórias infantis, uma maneira lúdica de apresentar a música clássica para os baixinhos agradando também os pais. " O dia está sendo maravilhoso não só as crianças, mas também para nós. Essa apresentação da orquestra é mesmo encantadora e não devia se limitar a apenas uma vez por ano", afirmou o mecânico Eduardo Silva, que estava acompanhado do seu casal de filhos.

Trupe do Topetão

O espetáculo mais aguardado do dia recreativo foi a Trupe do Topetão. Em meio a um cenário muito colorido, o palhaço Topetão e a sua trupe encantaram a garotada com os seus convidados. Dinossauro, cão gigante e o mico-leão fizeram a festa das crianças, que não desgrudaram os olhos do palco interagindo o tempo inteiro com o palhaço. Uma criança e um pai da platéia foram chamados para subir ao palco e participar das brincadeiras do Topetão fazendo o público rir. Um dia que não foi somente das crianças, mas de todos os que compareceram e compartilharam desse grande ‘Dia de Todas as Crianças' em busca de alegria e diversão.

De acordo com o Secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto, foi um evento da congregação das inúmeras propostas da adminstração pública. "Acho que essa festa foi um encontro de políticas das secretarias culminando com apresentações de diferentes pontos culturais, como a leitura. Uma política que tem a cultura como instrumento de um trabalho em conjunto com o Governo e a Prefeitura Municipal de Aracaju para com a sociedade. Um verdadeiro exemplo de cidadania", avaliou.
Já para a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, a festa atingiu a sua proposta de ser democrática. "O amor dessa festa é a criança. Uma festa extremamente democrática, discutindo a saúde, o lazer, o esporte, a cultura e a educação. Um dia de cidadania para todos independente de cor, credo, raça ou religião", comentou.