Órgãos municipais participam de palestra sobre Planejamento Estratégico

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2008 14h23
Início > Noticias > 35997

Assessores de comunicação de diversas secretarias municipais de Aracaju, chefes de gabinete e toda a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) assistiram na manhã de hoje, terça-feira, a uma palestra sobre Planejamento Estratégico (PE), que foi ministrada pelo gerente executivo do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Marcel Fortes. A iniciativa partiu da Secom devido à necessidade de reforçar as ações integradas dos profissionais diretamente ligados à comunicação, ou seja, aqueles que recebem e passam informações com freqüência interna e externamente.

De acordo com Marcel Fortes, a palestra, que ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) de Aracaju, deverá auxiliar os órgãos municipais na construção de um plano de ações que fortaleça os trabalhos interno e externo das secretarias. "O Planejamento Estratégico tem quatro fases: planejar, desenvolver, checar e atuar corretivamente ou corretamente. Não adianta ter um plano muito bem escrito e não executá-lo. Quem quer organizar uma empresa, uma cidade, um Estado que seja não fará isso sem planejamento", explicou Marcel Fortes.

Para ele, o primeiro passo é traçar um objetivo, definir uma visão, uma missão e a razão de ser da instituição. "Planejamento é algo inerente ao ser humano. Quando sou chamado, por exemplo, para ministrar uma palestra eu planejo essa palestra. Naturalmente quando percebo um grau de interesse maior por esse ou aquele assunto, vejo que o PE não é um ‘mármore'. Ao contrário, deve ser flexível e se adaptar a cada realidade", complementou.

Para demonstrar que essa flexibilidade existe, Marcel Fortes citou o exemplo de uma multinacional. "A Petrobras tem um PE pronto até 2020, mas com essa grande crise mundial os acionistas da empresa estão sendo chamados a se reunir para verificar e prever o que a crise pode afetar. A finalidade é definir novas formas de trabalho", mencionou.

Contribuição

Quem assistiu à palestra saiu satisfeito com as explanações. Membro da Secretaria Municipal de Participação Popular (SEPP), a coordenadora do projeto Orçamento Participativo Mirim, Priscila Brasil, diz que já usava os princípios do PE em seu dia-a-dia, mas que a palestra esclareceu pontos importantes.

"Já trabalhamos com planos de ação formados através do planejamento participativo em várias comunidades. Mas é claro que, com a palestra, temos agora outra visão. Seria interessante que o Planejamento Estratégico fosse implantado em todas as secretarias municipais de Aracaju", observou.

O repórter da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Carlos Augusto Lima, ficou surpreso com o conteúdo da palestra. "Sempre tive aversão a questões ligadas à área administrativa em geral, mas nesta palestra percebi que muitas dessas coisas podem ser práticas e bastante úteis. Achei o conteúdo super válido", relatou. Outra turma formada por membros de órgãos municipais assiste à palestra sobre Planejamento Estratégico nesta tarde.