Já nos primeiros meses de 2009 o aracajuano terá uma nova opção de lazer. As obras de urbanização da Praça Tenente Domingues Fontes, situada no entorno do antigo farol da capital, seguem dentro do cronograma. O projeto da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) inclui estacionamento, passeios, lagos, iluminação cênica, acesso para carros e paisagismo.
Na última semana, a equipe de operários concluiu todo o estacionamento, que conta com 56 vagas. No momento, eles trabalham na execução dos passeios e no assentamento do meio-fio, compactando o terreno e deixando-o em condições de receber a parte de concreto. "Esta etapa deve durar mais um mês. Depois já iniciaremos os espelhos d'água (lagos) e o paisagismo", explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa.
Segundo ele, a etapa inicial, já concluída e que inclui a terraplanagem e adequação do espaço, foi a mais trabalhosa. "O terreno era muito irregular, sendo necessário bastante esforço. Agora a obra deve andar mais naturalmente", ressalta Valmor. Os investimentos, com recursos próprios do município, são da ordem de R$ 450mil, com o serviço a cargo da Emurb.
Farol
O antigo farol, que dá nome ao bairro Farolândia, foi totalmente restaurado. Na recuperação da estrutura francesa, construída no século XIX e que tem 35,5 m de altura, foi necessário substituir cerca de 500m² de metal e 2 mil m² de pintura. Os investimentos, custeados pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), foram no valor de R$ 832.619,44.